terça-feira 13 abril 2021

Gov. Newton Bello: Câmara Municipal realizou sessão solene em comemoração aos 50 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

A Câmara municipal de vereadores de Gov. newton Belllo realizou sessão solene em comemoração ao aniversário de 50 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Com a presença de todos os vereadores, prefeito, secretários municipais e a comunidade católica, o Pároco da referida paróquia, o Reverendo Pe. Nunes recebeu da referida instituição o titulo de moção e aplausos.

Os vereadores destacaram todo o relevante trabalho da paróquia ao decorrer destes 50 anos, sobretudo, seu trabalho social aos mais carentes desde tempos remotos quando o atual município pertencia a Monção.

Pe. nunes destacou  o trabalhos de diversos padres, leigos e o trabalho social realizados pela congregação das Irmas da Sagrada Família que moraram na paróquia por 22 anos e até hoje são muitos lembradas por todos.

No final da sessão o vereador Pererê agradeceu padre por todo seu trabalho a frente da paróquia e comunicou a todos que na ultima sessão do ano, próxima sexta-feira 13 de Dezembro, será concedido a Pe. Nunes o título de cidadão Newtonbelense.

Foram a tribuna os moradores da cidade, Dona Marluce e Senhor Epitácio Carvalho que também fizeram suas homenagens e relataram um pouco da história da Paroquia desde de sua criação.

O prefeito Municipal e todos os vereadores também aproveitaram a oportunidade, parabenizaram a iniciativa do presidente da câmara vereador Aurino Ferreira em realizar esta bonita sessão em homenagem à paroquia do município. Em seguida parabenizaram ao padre Nunes e a todos que já se passaram por cuidarem tão bem da Paróquia,  falaram a sua importância para Gov. Newton Bello, falaram um pouco sobre a história da instituição, e disseram que sempre estão de braços abertos e vem sempre ajudando porque a igreja merece, e por fim parabenizaram novamente os 50 anos da paróquia Nossa senhora da Conceição.

Frei Mário passa o ano de 1969 na paróquia de Chapéu de Couro, pois em 1970 é nomeado bispo da Diocese de Viana, vigário cooperador da paroquia de Bom Jardim e Zé Doca. A história do catolicismo em Chapéu de Couro se deu a partir de 1961 com a construção da primeira Capela. Em 13 de janeiro de 1969 a diocese de Viana cria a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Chapéu de Couro, desmembrando-a da paróquia de Monção.

Ao decorrer destes anos a paroquia de Governador Newton Bello-MA teve os seguintes Padres:

1º Pároco: De 12 de janeiro de 1969 posse do primeiro pároco, Frei Mário;

2º Pároco: De 03 de Janeiro de 1970 à 1977 Frei Luis Fellipe;

3º Pároco: De 1979 à 1986 Padre Geovanni Scremim;

4º Pároco: De 04 de Setembro de 1994 à 12 de fevereiro de 1995 Ednaldo Carvalho de Oliveira;

5º Pároco: De 12 de fevereiro de 1995 À 02 de Fevereiro de 2002 Padre Raimundo Pereira Almeida, popular Padre Nato;

6º Pároco: 02 de Fevereiro de 2002 Padre Erenaldo Pereira Caxias;

1º Administrador Paroquial: De 29 de fevereiro de 2006 assume como administrador paroquial Padre José Raimundo da Silva;

7º Pároco; de 10 de Agosto do 2006 à 30 de janeiro de 2010 Padre Antonio Arcanjo Cruz;

8º Pároco: De 30 de janeiro de 2010 à 06 de janeiro de 2017 Padre Paulo Ricardo Teixeira Marques. Sendo que ao decorrer do ano 2012 Padre Elinaldo Cardoso Nunes foi auxiliar de Padre Paulo Ricardo;

9º Pároco: de 07 de janeiro de 2017 a 02 de julho de 2018 Frei Valdir Lopes;

10º Pároco: De 04 de Agosto de 2018 até o momento, Padre Elinaldo Cardoso Nunes.

Confira abaixo imagens do evento que teve inicio com um belo café da manhã: