Search
terça-feira 13 abril 2021
  • :
  • :

Câmara Municipal Realiza 4ª Sessão Ordinária, Com Aprovação de Requerimentos e apresentações de Projetos de Leis

A 4ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, em Governador Newton Bello, foi realizada sem público, nesta sexta-feira (5). A medida segue determinação dos decretos municipal e estadual, tendo como objetivo garantir a segurança de paramentares e população, além de fazer cumprir as normas sanitárias contra a Covid-19.

A sessão iniciou com leitura de texto bíblico, seguido de leitura da ata da sessão anterior e das proposições do dia. Após a leitura e apreciação dos requerimentos e projetos, os vereadores utilizaram a tribuna. A sessão foi transmitida pela página da Câmara, na internet e os cidadãos puderam acompanhar o trabalho dos legisladores.

“É importante seguirmos as normas, resguardando os colegas vereadores e protegendo também a população. Contudo, nosso trabalho em benefício do povo não para e pode ser acompanhado na nossa página e nas ações promovidas pela nossa cidade. Os cuidados vão nos deixar livres da doença e somar nos esforços de combate ao vírus”, pontuou o presidente da Câmara, Marcelo Moraes Carvalho.

O vereador José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso)-Avante, apresentou requerimento solicitando a perfuração de um poço artesiano no povoado Serra da Arara. O parlamentar justificou o pedido devido aos problemas que a falta de água vem causando à população. “Devem ser tomadas as providências para amenizar essa falta de água no povoado carente. É dever do poder público garantir melhorias na qualidade de vida da população”, disse.

Discurso na Tribuna

A construção de um portal de identificação da cidade, que ficará localizado na entrada e saída, foi o objeto do requerimento do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araújo(Adonias do Puba)-PL. A estrutura seria em formato de chapéu de couro e com recursos eletrônicos, propõe o documento.

Discurso do Vereador

O vereador Jones de Moraes Silva(Dr.Jones)-PL , solicitou a contratação de médico especialista em ortopedia, para atender semanalmente na cidade. Na justifica o legislador pontuou: “A contratação de um profissional  desse é de extrema importância para o atendimento da nossa população, que sofre com a carência de atendimento nesta área , tendo, as vezes, que se deslocarem para outras cidades polos como Zé Doca e Santa Inês, em busca de um atendimento ortopédico e, muitas das vezes por não conseguir atendimento no sus, os mesmos recorrem sem as mínimas condições financeiras ao atendimento da rede privada custeando a sua própria consulta”.

Discurso na tribuna

 

Na sua proposição, a vereadora Rosa Lúcia Mendes Gonçalves(Rosinha da Casa de Apoio)-Avante, requereu a doação de um terreno para a construção do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município. Atualmente, o órgão funciona em prédio alugado. No local são atendidas crianças de seis a 15 anos; e idosos, a partir dos 60 anos. A parlamentar não usou a tribuna.

A reforma da ponte do povoado Igarapé da Lata foi apresentada em proposição do vereador Valdemar Sudário Filho(Marfilho)-Avante. O parlamentar exemplificou que a estrutura atual está quebrada e tornado difícil a trafegabilidade. A ponte é caminho para acesso de pessoas, carros e motos do povoado a outros e à sede.

Discurso na Tribuna

 

Foram apresentados ainda dois Projetos de Lei. Um do vereador  Rodrigo Aguiar dos Santos Silva(Dr.Rodrigo Aguiar)-PSC, que propõe a distribuição gratuita e obrigatória, de fraldas descartáveis para pessoas idosas e pessoas com deficiências, que se enquadram no requisito baixa renda. A aquisição e distribuição caberá ao Poder Executivo.

Discurso na tribuna

O outro projeto, apresentado pelo presidente da casa, Marcelo Moraes Carvalho-Avante, que propôs o ressarcimento dos custos com serviços de saúde prestados às vítimas em situação de violência doméstica e familiar. Segundo o projeto, o pagamento deve ser feito pelo autor da agressão. A próxima sessão ocorre dia 12 de março.

As vereadoras Josélia Prazeres de Sena e Eliene Fernandes da Silva, não compareceram a sessão, mais justificaram suas ausências. Para assistir a sessão completa Clique AQUI




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support