quarta-feira 8 dezembro 2021

Câmara Municipal Realiza 5ª Sessão Ordinária com Aprovação de Indicação, Requerimentos e Projetos de Lei.

Nesta sexta-feira(12/03), durante a  5ª sessão ordinária de 2021, os vereadores de Governador Newton Bello apresentaram uma série de proposições e projetos de lei, em favor da população do município. Os parlamentares debateram as propostas em áreas diversas como assistência social, infraestrutura, cidadania, saúde e outras.

Na ocasião, algumas das proposições foram acolhidas pelos legisladores da casa e aprovadas para servirem às comunidades do município. A sessão foi realizada sem presença de público, para evitar riscos da Covid-19, mas transmitida pelas mídias da Câmara de Vereadores da cidade.

Na sessão, foram avaliados dois projetos do vereador Rodrigo Aguiar dos Santos Silva(Dr.Rodrigo Aguiar). Um que propõe a distribuição de fraldas para idosos do município; e outro que solicita instalação de caixas eletrônicos e de autoatendimento na cidade.( Mais abaixo falamos sobre esse assunto com mais detalhes, mostrando a não aprovação dos mesmo pela casa).

Discurso na Tribuna

O vereador Jones de Moraes Silva(Dr.Jones)-PL, requereu através de requerimento o desmembramento da Unidade Básica de Saúde, para local provisório que melhor atenda a população do bairro Birolândia. Atualmente, a UBS funciona no centro da cidade, na Unidade Mista Deputado César Bandeira. A solicitação do vereador do PL, foi aprovada pela Câmara.

Discurso na Tribuna

Pauta com foco na melhoria da saúde do município, a vereadora Rosa Lúcia Mendes Gonçalves(Rosinha da Casa de Apoio)-Avante, solicitou contratação de cirurgião-geral para atender a população. O requerimento foi aprovado pela Casa Legislativa.

Discurso na Tribuna

O Requerimento  aprovado pela casa legislativa de autoria da vereadora Eliene Fernandes da Silva-PL, destaca a construção da ponte do Igarapé do Gato, no povoado Centro dos Toinhos. A obra irá beneficiar a população e garantir mais comodidade e segurança nos deslocamentos.

“Com a ponte, os moradores do povoado não precisarão mais fazer o trajeto que aumentava em vários quilômetros o deslocamento. Por isso, solicito de forma urgente a ponte na localidade”, enfatizou a vereadora Eliene da Silva.

Discurso na Tribuna

Para contribuir com a melhoria das atividades dos agentes de saúde, o vereador Valdemar Sudário Filho(Marfilho)-Avante, apresentou proposta de doação de 40 tablets à categoria. O requerimento foi aprovado. “Essa ferramenta vai facilitar os levamentos de dados relacionados à saúde da população do nosso município”, frisou.

Discurso na Tribuna

A pavimentação asfáltica das ruas do povoado Rosilândia e dos assentamentos 16 de Abril e 28 de Agosto foram os motes da indicação do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araújo(Adonias do Puba)-PL. Ele justificou que a pavimentação para os povoados é de extrema urgência para a mobilidade dos moradores. A indicação foi aprovada com êxito pelos vereadores presentes.

Discurso na Tribuna

O vereador José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso)-Avante, solicitou a reforma completa do Hospital Municipal José Ramos e asfaltamento das vias do entorno da unidade de saúde. A solicitação foi aceita pela casa de leis.

Discurso na tribuna

O vereador e presidente da casa, Marcelo Moraes Carvalho, apresentou Projeto de Lei nº 002/2021, em defesa da mulher que sofre violência. O texto veda nomeação para cargos em comissão e funções gratificadas de pessoas que tenham sido condenadas por violência doméstica, feminicídio e previstos na Lei Maria da Penha. O projeto se aplicará a todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração.

O parlamentar pontuou que, no Brasil, muitas mulheres são vítimas de feminicídio e nos últimos 10 anos, o número de assassinatos cresceu 30% e 42% dos crimes ocorrem em ambiente doméstico. “Assim o Brasil ocupa o quinto lugar, entre países mais violentos do mundo em relação à violência doméstica contra mulheres e esse cenário não pode permanecer. Devemos lutar para que isso mude”, enfatizou Marcelo Carvalho.

Análise dos Projetos de Leis apresentados nas Sessões Anteriores

Na mesma sessão, o vereador Marcelo Moraes Carvalho teve apreciado e aprovado seu Projeto de Lei nº 001/2021, que propõe ressarcimento dos custos com serviços de saúde às vítimas em situação de violência doméstica e familiar. O pagamento deverá ser feito pelo agressor e o recurso irá para Fundo Municipal de Saúde. Com a aprovação, o projeto será implantado na cidade e vai auxiliar as mulheres vítimas de violência.

Já o Projeto de Lei nº 002/2021, do vereador Rodrigo Aguiar dos Santos Silva, não obteve aprovação da Câmara. O texto trata da obrigatoriedade das instituições financeiras instalarem de caixas eletrônicos ou terminais de autoatendimento na cidade. A análise constatou que a medida não é de competência do município, mas sim, da União, Estados e Distrito Federal, portanto, houve a reprovação do projeto.

Confira a seguir o discurso na tribuna do Assessor Jurídico da Casa, Dr. Matias Júnior, que fala sobre o parecer solicitado pela presidência da câmara, baseado no parecer da comissão que analisou o projeto na casa.

Outro projeto não aprovado do vereador Rodrigo Aguiar dos Santos Silva, propõe distribuição de fraldas a pessoas idosas. Ao analisar o texto, os parlamentares justificaram a reprovação por já haver lei em vigor, tratando da mesma matéria. Trata-se da Lei nº 138 de 04 de maio de 2018, que dispõem sobre a assistência social do município de Governador Newton Bello.

A Sessão desta sexta-feira(12/03), contou com a presença do vice-prefeito Totozinho do Birolândia que destacou a importância do trabalho dos parlamentares. A Vereadora Josélia Sena-PL, por questões de saúde não esteve presente na sessão.

Essa matéria mostra apenas um bom resumo,  mais todos podem assistir o vídeo completo da 5ª Sessão Ordinária de 2021, clicando AQUI

Confira mais algumas fotos…