Search
quarta-feira 4 agosto 2021
  • :
  • :

Câmara Municipal Realiza 6ª Sessão Ordinária de 2021

 

Em sessão nesta sexta-feira (19), vereadores de Governador Newton Bello apreciaram requerimentos, solicitações e projetos em benefício da população. Projetos nas áreas da saúde, cidadania e infraestrutura foram o foco na pauta da sessão. Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei nº 002/2021, do vereador e presidente da casa, Marcelo Moraes de Carvalho. O texto impede nomeação de pessoas que cometam violência doméstica e feminicídio.

Vale ressaltar que antes do início da 6ª Sessão ordinária de 2021, ocorreu a posse do 1ª suplente de vereador do partido Avante, o vereador Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria), que tomou posse, após a vereador Rosa Lúcia Mendes Gonçalves pedir licença, para assumir cargo comissionado no poder executivo municipal. (Confira o discurso do vereador na tribuna)

Como a documentação são protocoladas antes da  sexta-feira, a  vereadora Rosa Lúcia Mendes Gonçalves solicitou a instalação de um caixa eletrônico 24 horas do Banco do Brasil, no município. A solicitação atende a pedidos das comunidades, que há anos esperam pela implantação do serviço. “É um serviço de extrema necessidade para todos, pois, os moradores se deslocam para as cidades vizinhas para fazer o uso destes equipamentos”, destaca a vereadora no documento. Como a vereadora saiu de licença, o Vereador Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria) , vai apresentar o mesmo requerimento na próxima sessão ordinária.

O vereador Valdemar Sudário Filho(Marfilho)-Avante, apresentou requerimento solicitando a pavimentação da antiga rua da praça da igreja velha. O parlamentar enfatizou que, devido às chuvas, a rua se encontra intrafegável, com buracos e muita lama. “É uma situação que prejudica os veículos que ali passam, com acumulo de água nas ruas, além de tornar mais difícil o ir e vir dos cidadãos. Por isso, a urgência deste pedido”, disse.

Discurso na Tribuna

A distribuição de energia elétrica no trecho que liga os povoados Centro do Geraldo e Centro dos Toinhos, foi o objeto do requerimento da vereadora Eliane Fernandes da Silva. “A energia elétrica é o bem de direito aos cidadãos, que a utilizam para atividades diárias. Este povoado está carente deste bem, impossibilitando as famílias de usarem seus aparelhos elétricos do dia a dia e tornando mas difícil as tarefas domésticas. Para resolver este problema, a comunidade deve ser alcançado por este bem”, enfatizou através da sua preposição. A mesa diretora da casa preferiu deixar o requerimento da parlamentar para ser lido e apreciado na próxima sessão.

Com pauta da saúde, o vereador Raimundo Adonias Siqueira Araújo(Adonias do Puba)-PL, apresentou projeto sobre protocolo de intenções, enviado ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Conectar. A finalidade é a aquisição de vacinas para combate à pandemia da Covid-19 e suas variantes. O documento prevê ainda aquisição de medicamentos, insumos, serviços e equipamentos na área da saúde em geral.

Discurso na Tribuna

O vereador José Carlos Silva Pacheco(Carlos Sucesso)-Avante , tratou na sua indicação pavimentação asfáltica nas ruas dos povoados São Raimundo dos Beradeiros, Barração de Madeira e União. “A pavimentação para os povoados é de grande necessidade, pois irá melhorar a aparência física do local e permitir que todos tenham acessibilidade. É um sonho dos moradores ver seu povoado asfaltado”, explica o parlamentar.

Discurso na Tribuna

O vereador do PSC,  Rodrigo Aguiar dos Santos Silva(Dr.Rodrigo Aguiar), não apresentou requerimento, mais usou a tribuna para destacar algumas informações.

Discurso na Tribuna…

O Parlamentar do Partido Liberal-PL, Jones de Moraes Silva(Dr.Jones), também não apresentou requerimento, no entanto usou a tribuna da casa.

Discurso na tribuna.

APROVAÇÃO

Na sessão, foi dado parecer favorável ao Projeto de Lei nº 002/2021, do vereador e presidente da casa, Marcelo Moraes de Carvalho. O projeto veda a nomeação para cargos em comissão e funções gratificadas, no município de Governador Newton Bello, de pessoas que tenham sido condenadas por crimes de violência doméstica e feminicídios. “Me sinto muito satisfeito com essa aprovação, de um projeto tão importante e que vai garantir mais apoio à mulher vítima de violência”, disse o vereador.

O projeto foi encaminhado à Comissão responsável  para análise e emissão de parecer sobre a constitucionalidade e legalidade, e foi concluído que o texto trata de matéria de competência do município. Possui ainda amparo no artigo 30, inciso I da Constituição da República e no artigo 24, inciso I, da Lei Orgânica Municipal. Quanto às normas da técnica legislativa e redacional a proposição também encontra-se adequada, tendo base na Lei Complementar 95/1998 e portanto, obteve total aprovação também da casa legislativa, através da votação dos parlamentares.

Mais informações 

As vereadores Josélia Prazeres de Sena-PL e Eliene Fernandes da Silva-PL, faltaram a sessão por questões de saúde e justificaram suas ausências.

A Matéria foi apenas um breve resumo da sessão, acompanhe a sessão completa clicando AQUI.

Mais fotos…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support