Search
terça-feira 7 dezembro 2021
  • :
  • :

Câmara Municipal realiza 9ª Sessão Ordinária de 2021 Com aprovação de Requerimentos e Indicações

 

Vereadores de Governador Newton Bello apreciam solicitações em prol da população

Em mais uma sessão na Câmara de Vereadores, em Governador Newton Bello, parlamentares apresentaram medidas em beneficio das comunidades do município. Nesta sexta-feira (23), os legisladores trataram de ações na saúde, educação, infraestrutura e outras áreas de interesse público. Na sessão, o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Moraes Carvalho, apresentou duas solicitações, sendo uma individual e outra conjunta, para as comunidades da zona rural.

A preocupação com os atendimentos de saúde da população da zona rural da cidade motivou requerimento do vereador Marcelo Carvalho-Avante. O parlamentar solicitou a ampliação do atendimento de fisioterapia nas localidades rurais. “Devido o momento de pandemia da Covid 19, vimos a necessidade da população da zona rural ter acesso a essa especialidade. A maioria são pessoas idosas e do grupo de risco. A possibilidade de atendimento em sua localidade, com certeza, diminuirá os riscos de contaminação pelo vírus”, disse. A solicitação do lider do legislativo foi aprovada pelos demais colegas.

Marcelo Carvalho compôs ainda pedido coletivo solicitando a implantação de uma casa de apoio na sede, para atendimento à população da zona rural. “A população da zona rural não tem um ponto de apoio para ficar. A maioria fica em casa de amigos e parentes, e muitas das vezes, não têm onde ficar. Essa casa de apoio vai facilitar a hospedagem destas pessoas”, avaliou o vereador. O requerimento foi composto pelos vereadores Eliene Fernandes da Silva, Josélia Prazeres de Sena, Jones de Moraes Silva(Dr.Jones), Raimundo Adonias Siqueira de Araújo(Adonias do Puba), Valdemar Sudário Filho(Marfilho), José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso), Rodrigo Aguiar dos Santos Silva(Dr.Rodrigo Aguiar) e Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria).

A vacinação de professores e trabalhadores da educação das redes estadual, municipal e privada foi o tema de requerimento apresentado pelo vereador Jones de Moraes Silva(Dr.Jones)-PL. O parlamentar pediu apreciação em regime de urgência. No documento, o vereador justifica o pedido citando resolução aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA) e sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que trata da campanha de vacinação contra Covid-19.

“As escolas constituem serviço essencial, e a retomada das aulas presenciais é de grande relevância. Por isso, os trabalhadores da educação devem ser incluídos no grupo prioritário da vacina. Reforço ainda que debate sobre retorno às aulas presenciais, após cobertura vacinal dos profissionais da educação, seja iniciado em Governador Newton Bello”, pontua Jones Silva. A solicitação foi prontamente aprovada pela casa.

Solicitação de vacinação também pelo vereador Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria)-Avante. Requerimento do parlamentar pede inclusão dos garis e trabalhadores da limpeza pública no cronograma. Na avaliação do vereador, “estes trabalhadores têm o contato direto com lixo descartados por pessoas que estão com Covid 19 e da população geral, executando seu trabalho com amplo contato com as pessoas”. A solicitação foi aprovada.

A vereadora Josélia Prazeres de Sena-PL, solicitou que seja restaurado o asfaltamento do povoado Londrina. O projeto inclui meio fio e a continuação do asfalto até o bairro Olho d’Água. “O asfalto possibilita maior facilidade de tráfego e mais segurança contra acidentes envolvendo chuva, além de evitar lama e poeira”, enumerou. O pedido foi aprovado pela casa legislativa.

A construção e empiçarramento, com pontes e bueiros da estrada que liga os povoados Nova Russas, Santa Lúcia e Araras foi tema de indicação do vereador José Carlos da Silva Pacheco. A solicitação do vice presidente da casa foi aprovada pela Câmara Municipal.

A infraestrutura também pautou a indicação do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araujo. Ele solicitou a construção e empiçarramento com pontes e bueiros, da estrada que liga os povoados Água Bela Valdimiro. O pedido do 1º secretário da Câmara foi aprovado pelos demais parlamentares da casa.

 

Os demais vereadores Dr.Rodrigo Aguiar-PSC, Eliene Fernandes-PL e Marfilho-Avante, são autores juntos com os demais vereadores, como já citado nesta matéria do requerimento conjunto da casa que solicita ao poder executivo  a implantação de uma casa de apoio na sede, para atendimento à população da zona rural. A solicitação coletiva foi aprovada e segue para o executivo.

Confira a sessão completa em vídeo Clicando AQUI    

Confira mais registros.

Sigam as redes sociais da Câmara Municipal de Vereadores de GNB 👉👉 Instagram👉👉https://www.instagram.com/cmgnbma​ Facebook(Fan page) 👉👉 https://www.facebook.com/CMGNB YouTube https://www.youtube.com/channel/UCngc…)

Matéria -Luciano Tavares

Artes- Pastor Weyner

Transmissão- Elielton Martins

Fotos- Rodrigo Andrade




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support