Search
terça-feira 7 dezembro 2021
  • :
  • :

Com apresentação de projetos e Aprovação de requerimentos e indicações, Câmara Municipal realiza 12ª Sessão Ordinária de 2021

Construção de escola, de quadra e praça, melhorias na iluminação estão entre as pautas da sessão da Câmara de Vereadores do município de Governador Newton Bello. Em mais uma reunião, nesta sexta-feira (28), os parlamentares debateram ações em benefício dos cidadãos e pela melhoria da infraestrutura da cidade. A sessão foi conduzida pelo vereador Marcelo Moraes, presidente da casa.

A vereadora Eliene Fernandes da Silva-PL, apresentou requerimento solicitando a construção de uma escola no povoado Centro do Leôndas. O texto especifica que a unidade tenha duas salas de aula, cozinha, refeitório, banheiro e secretaria. “A escola atualmente funciona em uma casa de taipa e é urgente a necessidade da construção de uma escola adequada, para que os alunos possam ter melhor aprendizado, conforto e segurança”, pontua a vereadora, no requerimento.

O empiçarramento de estrada e reconstrução da ponte no bairro José Eufrásio é o pedido do vereador Valdemar Sudário Filho(Marfilho)-Avante. Ele justifica que, com as obras, a população terá sua produção garantida e também, seu sustento, além de melhorar as condições de deslocamento e acabar com a lama em períodos de chuva.

O vereador Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria)-Avante, solicitou iluminação do Estádio Municipal Mangueirão. O parlamentar atende a pedidos da população que precisa da melhoria, para quem está nas arquibancadas, tanto dentro ou fora do estádio.

A construção de uma quadra poliesportiva com arquibancadas, banheiros e vestiário no povoado Rosilândia, consta da solicitação do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araújo(Adonias do Puba)-PL, “Essa obra vai possibilitar a prática de várias modalidades esportivas, adaptáveis em um só lugar, como futebol, voleibol, basquetes e tênis. É um sonho daquela comunidade para que todos possam ter um lugar seguro e confortável para a pratica de qualquer esporte”, frisou o parlamentar.

O vereador Jones de Moraes Silva(Dr.Jones-PL), solicitou empenho dos colegas para aprovação de Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 2.564/2020. O projeto tramita no Senado, cujo objetivo é o reconhecimento e fortalecimento da profissão de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto sugere, no âmbito da união, aprovação de piso salarial nacional digno e diminuição da carga horária de trabalho de 40h para 30 horas semanais. O PL é de autoria do senador Fabiano Contarato.  Vale ressaltar que o conselheiro do Coren na região do Alto Turi, Itamar dos santos de Morais, esteve presente na sessão para destacar seu apoio a PL.

Indicação do vereador José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso)-Avante,pede a construção de uma quadra poliesportiva nos povoados 16 de Abril, Barração de Madeira e União. “Com essas obras, os jovens podem ser inseridos na prática do esporte. Incentivar o esporte é dar aos jovens a oportunidade de entretenimento, lazer e também, educação. Uma quadra poliesportiva traria incentivo e proporcionara-nos um local seguro e adequado”, disse.

O Vereador Dr.Rodrigo Aguiar-PSC e a Vereadora Josélia Sena-PL, votaram a favor dos requerimentos e indicações dos demais colegas e fizeram uso da tribuna, confira o discurso dos dois  parlamentares  e dos  demais Clicando AQUI.      

Durante a sessão todos os requerimentos e indicações foram aprovados pelos legisladores e ainda houve a leitura para conhecimento dos projetos de autoria do executivo municipal , o Projeto de Lei de Nº 004/2021, que Dispõe sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cria a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – CMPPIR, cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Fundo Municipal da Promoção da Igualdade Racial e dá outras providências. E ainda o Projeto de Lei de Nº 003/2021, que Autoriza o Poder Executivo a conceder bolsa de estudos para alunos de baixa renda matriculados e assíduos aos cursos oferecidos pelo município no âmbito da Educação de Jovens e Adultos.  Os dois projetos seguem para votação na casa nas próximas sessões.

 

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support