domingo 26 setembro 2021

Câmara de Governador Newton Bello realiza sessão encerrando período legislativo

Foto divulgação-Família do Senhor Levi, esteve presente na sessão.

Em sessão na Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 05/2021, do poder executivo. O projeto institui o Programa de Parcerias Público-Privadas do município, o Fundo Garantidor e cria o Conselho Gestor. A aprovação marcou a sessão ordinária da sexta-feira (25), encerrando também as atividades legislativas. Os vereadores entram em recesso e retornam as atividades em agosto.

“Esta sessão marca o encerramento de nossos trabalhos legislativos neste primeiro semestre e retornaremos em agosto. Temos a ciência de ter feito um bom trabalho pela população de Governador Newton Bello neste período e estaremos a postos para um retorno com mais trabalho e votando propostas de interesse pela população. Agradeço todos os colaboradores da Câmara, nossa equipe jurídica, equipe de comunicação, em fim todos que ajudam, a realizar o trabalho aqui na casa do povo.” destacou o presidente da Casa, vereador Marcelo Moraes Carvalho.

Compondo as atividades da sessão, foi apresentada moção de pesar, conjunta da Câmara Municipal de Gov.Newton Bello, em solidariedade à família do senhor Levi Gomes Silva. Mais conhecido como Levi do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, morava em Governador Newton Bello. Levi faleceu em 9 de junho, na cidade de Bacabal. A moção externou votos de profundo pesar pelo seu falecimento, pedindo que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, conforte familiares e amigos, nesse momento.

“Levi Silva foi um grande exemplo de pai e de filho e de amigo, teve seu legado como vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento de Governador Newton Bello. Por isso, essa Casa Legislativa presta essa singela homenagem à família enlutada, a quem temos muito apreço, apresentando publicamente aplausos ao mesmo e sentimentos de pesar aos familiares e amigos”, frisa a justifica do texto da moção, lida durante a sessão.  A filha do ex-vereador, Akassia Silva, usou a tribuna para agradecer a Câmara pela homenagem.(Confira o discurso completo abaixo na matéria). A família do senhor Lei esteve presente na sessão.

Foi apresentada indicação da vereadora Edna vilar da Silva(Edna do Peixe)-PL, que propõe a distribuição de energia elétrica para os povoados Assentamento Santa Luzia, Marajá e Pôr do Sol. “A distribuição de energia elétrica é um bem de direito dos cidadãos. Os povoados citados encontram-se carentes deste bem, impossibilitando as famílias de utilizarem seus aparelhos elétricos. Estas comunidades precisam ser alcançados por este bem e ter seus problemas solucionados”, explica a parlamentar no texto.

Em requerimento, o vereador Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria), solicita a reforma da Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada no povoado Água Bela. O texto destaca a necessidade de preservar a estrutura da instituição de ensino, garantir melhor qualidade da educação e mais conforto aos estudantes do povoado. A escola encontra-se danificada por fatores climáticos e por longos anos sem reforma. “Isso compromete o bem estar de alunos e professores. A unidade necessita de uma reforma geral”, disse.

Foi apreciado ainda, requerimento voltado para a saúde, do vereador José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso)-Avante, solicita a vacinação de todas os servidores da secretarias que ainda não foram vacinadas contra a Covid 19. “Já foi efetivada a imunização de servidores das secretarias municipais de Saúde e de Educação. Das demais secretarias as pessoas ainda não foram vacinadas. Todos trabalham diretamente com o público e havendo essa imunização, o risco de infecção será menor”, frisa em texto, a parlamentar.

Vale ressaltar que as preposições apresentadas pelos vereadores e poder executivo foram aprovadas, acompanhe a seguir, os discursos dos vereadores e demais pessoas  que usaram a tribuna, nesta 14ª Sessão ordinária de 2021.

Discursos e após mais fotos.

Vereadora Eliene -PL

Vereador Marfilho-Avante