terça-feira 19 outubro 2021

Câmara Governador Newton Bello retorna atividades do segundo período legislativo

A Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello retomou as atividades nesta sexta-feira (6). O primeiro dia de trabalho do segundo período legislativo foi marcado pela apresentação de requerimentos e desejos de êxito no retorno dos vereadores. Na ocasião, foi apresentada aos vereadores a segunda edição do Selo Estadual ‘Município Sem Trabalho Infantil e Sem Trabalho Escravo-2021’.

O presidente da casa, vereador Marcelo Moraes Carvalho, enfatizou o compromisso do parlamento com o cidadão. “Trabalhamos pelo povo e para o povo. Mesmo durante o recesso, os vereadores estiveram diariamente trabalhando nas ruas, em prol do município”, frisou. As sessões vão ocorrer de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança contra a pandemia da Covid-19.  Participaram da sessão, o assessor jurídico da Câmara, Dr. Mathias,  a secretária municipal de Assistência Social, Aldenice Pereira, conselheiros tutelares e ainda membros do CMDCA e CMAS.

Na sessão, o presidente do CMDCA, professor Vasni dos Santos Moura, apresentou o regulamento do Selo Estadual ‘Município Sem Trabalho Infantil e Sem Trabalho Escravo-2021’. O Selo tem como o objetivo fomentar ações, nos 217 municípios maranhenses, que contribuirão para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e, ao mesmo tempo, na prevenção à submissão de jovens e adultos ao trabalho análogo ao escravo.

O Selo prevê ainda, ações para acompanhamento das famílias em suas regiões, identificando as vulnerabilidades decorrentes do desemprego e da falta de renda e promovendo ações pela garantia da subsistência digna. Nesta edição do Selo serão certificados e premiados trabalhos de identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho, pelo trabalho social realizado com as famílias, com orientação sobre os riscos do trabalho precoce em suas vidas.

Requerimentos Aprovados

Na primeira sessão de volta aos trabalhos, o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Moraes Carvalho, solicitou em requerimento, a construção da estrada vicinal que liga os povoados São Raimundo, Sítio Novo e Cabeça. O documento propõe a construção da vicinal com instalação de placas de sinalização, pontes, boleiros, e empiçarramento de qualidade.

“É de extrema necessidade a construção dessa vicinal, para que a população tenha condições de deslocamento. E também, para a região se tornar mais produtiva, com melhor escoamento de seus produtos da agricultura e pecuária. É uma região com grande potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas”, pontuou o vereador Marcelo Moraes Carvalho, presidente da casa.

O vereador Aurino Pereira Ferreira apresentou requerimento propondo a reforma da Escola Municipal São José, no povoado Assentamento Santa Luzia. “Há a necessidade de preservar a estrutura da instituição e garantir melhor qualidade de ensino ao estudante. A escola encontra-se danificada por fatores climáticos e por longos anos sem reforma, comprometendo o bem estar dos alunos e professores”, frisou o parlamentar.

Estiveram presentes 08 legisladores, o vereador Adonias do Puba não compareceu a sessão, mais justificou sua ausência.

Veja abaixo os vídeos dos  parlamentares e demais que usaram  a tribuna, as fotos registradas estão na sequência dos vídeos. Para assistir a sessão completa clique AQUI.

Dr.Mathias (Assessor Jurídico)

Vereador Marfilho-Avante

Vereadora Edna do Peixe-PL

Professor Vasni(Presidente do CMDCA)