Search
terça-feira 19 outubro 2021
  • :
  • :

Confira os Projetos, Requerimentos e Indicações aprovados no 1º Semestre da Câmara Municipal de Gov.Newton Bello

Uma série de requerimentos, indicações e Projetos de Lei importantes para a população foram debatidos e aprovados na Câmara Municipal de Governador Newton Bello, no primeiro semestre de 2021. Foram várias as iniciativas sugeridas e deferidas nas sessões ao longo do período, considerando o combate à pandemia da Covid-19.

“Com essas solicitações, requetimentos e projetos de lei apresentados e votados em plenário temos conseguido, na medida do possível, atender às solicitações que vêm das comunidades, pois sabemos que avaliam e acreditarem em nossa representação na Câmara. Trabalhamos ao longo do ano ao lado da gestão municipal, tentando diminuir a distância que separa o poder executivo municipal e os bairros mais distantes da área central da cidade. Considero positivo esse primeiro semestre para nossa casa legislativa”, frisou o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Moraes Carvalho.

 

O Presidente da Câmara Marcelo Moraes apresentou no período requerimentos solicitando uma patrulha agrícola com equipamentos completa; a pavimentação da Rua São João; e a ampliação do atendimento de Fisioterapia para a zona rural do município. Em sua lista de indicações constam a criação de um posto de primeiros socorros no povoado Assentamento 16 de Abril; a construção da estrada que liga o povoado Igarapé da Lata ao Centro do Toinho e construção da estrada que liga Centro do Geraldo ao povoado Centro do Toinho.

Marcelo Moraes apresentou ainda projeto de lei para responsabilizar o agressor pelo ressarcimento dos custos relativos aos serviços de saúde prestados para às vítimas em situação de violência doméstica e familiar; e outro que impede a nomeação para cargos em comissão e funções gratificadas na cidade, por pessoas condenadas pelos crimes de violência doméstica e feminicídio, além de dar outras providências. Por fim, apresentou Projeto de Resolução que institui o Banco de Ideias Legislativas na Câmara Municipal.

O vereador e vice-presidente da Câmara, Carlos Sucesso, contabiliza requerimentos e indicações solicitando a pavimentação asfáltica nas ruas dos povoados São Raimundo dos Beradeiros, Barração de Madeira e povoado União; substituição da caixa d’água do povoado Dom Pedro; construção e empiçarramento com pontes e boeiros da estrada que liga os povoados Nova Russas, Santa Lúcia e Araras; implantação de nova caixa d´água com rede de encanação para o povoado Aniceto, que seja aproximadamente de cinco mil litros.

Carlos Sucesso solicitou ainda, a construção das pontes que liga o Povoado São joão do Jeto ao Povoado Santa Lúcia e do Povoado Nova Russas a Araras sobre o igarapé do cipueiro e da Araras ao Povoado Zé Maia no igarapé do Celino; construção de quadras poliesportiva nos Povoados 16 de abril, Barracão de Madeira e União; construção de praças pública nos povoados 16 de abril, Barracão de Madeira e União; construção de um poço artesiano no povoado Igarapé de Pedra; reforma completa do Hospital Municipal José Ramos; construção de um matadouro municipal; fornecimento de fardamento escolar para todos os alunos de escola pública; perfuração do poço artesiano no Povoado Serra da Arara; ampliação da Rede de abastecimento de água do povoado Assentamento 28 de Agosto, com mais uma caixa de água de 10 mil litros; vacinação de todas as secretarias que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19.

A vereadora Eliene apresentou no período requerimentos para empiçarrar a estrada que liga Centro do Rosa à União; para construção de um posto de saúde no povoado Centro do Rosa; para reforma e ampliação da Escola do Povoado Sítio Novo; construção da Ponte do Igarapé do Gato, no povoado Centro dos Toinhos; reforma completa e climatização da Escola Municipal Luís Ferreira Mascarenhas, no povoado Centro do Rosa; construção de uma escola no povoado Centro do Leôndas, com duas salas de aula, cozinha, refeitório, banheiro e secretaria; perfuração de um poço artesiano no povoado Centro do Rosa; distribuição de energia elétrica no percurso que liga o povoado Centro do Geraldo ao Centro dos Toinhos; e construção e empiçarramento com pontes e bueiros da estrada vicinal de acesso à estrada que liga os povoados União e Centro Leônidas.

 

A vereadora Edna do Peixe apresentou requerimento para distribuição de energia elétrica para os povoados Assentamento Santa Luzia, Marajá e Pôr do Sol.

O vereador Dr.Rodrigo Aguiar, requereu convocação do Secretário Municipal de Administração e Finanças, para prestar esclarecimentos sobre o INSS dos servidores e os direitos básicos dos agentes de saúde e demais servidores; apresentou projetos de Lei para alteração da denominação Creche Helena Sousa para Creche Professora Ambrosina dos Santos e dá outras providências; e que estabelece as igrejas e templos religiosos de qualquer culto, além das comunidades missionárias como atividade essencial no município; e outro que dispõe sobre a alteração do nome da Unidade Mista Deputado César Bandeira para Unidade Mista Vereador José Regino.

O vereador Adonias do Puba, que é 1º secretário da Câmara Municipal, apresentou requerimentos para implantação de portal de identificação da cidade, na entrada e saída de Governador Newton Bello em formato de chapéu de couro sendo eletrônico; sobre potocolo de intenções junto ao Consórcio Nacional de Vacinas das cidades brasileiras para adquirir os imunizantes para combate à Covid-919, além da aquisição de medicamentos, insumos, serviços e equipamentos na área da saúde em geral.

Adonias do Puba requereu ainda a construção da estrada do povoado Centro do Geraldo com bueiros e aterros; de uma quadra poliesportiva com arquibancadas, banheiros e vestiário no Povoado Rosilândia. reforma e ampliação da Escola Municipal Santo André no povoado 16 de Abril. Apresentou indicações para substituição de luminárias e de lâmpadas dos povoados, Centro do Geraldo, Nova Russa, Assentamento 16 de abril, Assentamento 28 de Agosto e Rosilândia; perfuração do poço artesiano nos povoados Nova Russa e Alto do Barbosa; pavimentação Asfáltica das ruas dos povoados, Assentamento 16 de Abril, Assentamento 28 de agosto e povoado Rosilândia; construção e empiçarramento com pontes e boeiros da estrada que liga o povoado Água Bela ao Povoado Valdimiro; ampliação do sistema de abastecimento de àgua do Assentamento 16 de Abril, com perfuração de um novo poço artesiano e distribuição de rede hidráulica; pavimentação asfáltica de todas as ruas do povoado Assentamento 28 de Agosto, com meio fio e sarjetas.

Por meio do vereador Dr. Jones, foi proposta indicação para elaboração urgente de um cronograma de manutenção das estradas vicinais de Governador Newton Bello, contendo: povoados que serão beneficiados, datas de início e termino dos trabalhos a ser executados a cada vicinal. Entre requerimentos, ele apresentou da reforma completa do prédio e a retomada das aulas na Escola Municipal Miguel Dias, que fica localizada no povoado Alto da Cruz, zona rural do município; serviços de limpeza, roçado e pavimentação asfáltica nas ruas Rio Verde, Sol Nascente, Emídio Martins; contratação de ortopedista para atender semanalmente na cidade.

O vereador Dr. Jones propôs ainda desmembramento da (UBS)Unidade Básica de Saúde, (CS Governador Newton Bello cnes: 2464667) que funciona no centro da cidade, na atual Unidade Mista Deputado César Bandeira, para um local provisório (ponto ou casa) que possa funcionar adequadamente no bairro Birolândia como posto de saúde até a construção de um prédio (posto de saúde) do próprio município naquele bairro. Ainda, reforma e ampliação da escola Gonçalo Mineiro no povoado Água Preta; reforma completa e ampliação da escola municipal Elias Haickel no povoado Pau d’Arco; início da vacinação dos professores e trabalhadores da educação das redes: estadual, municipal e privada; e após o cessar das chuvas, início da construção e empiçarramento com pontes e bueiros em toda estrada vicinal que dá acesso ao povoado Alto da Cruz dando continuidade até o povoado Santana dos Machados.

O vereador Aurino da Churrascaria protocolou requerimentos para construção de um calçadão ao redor do Estádio Mangueirão para fazer caminhada; vacinação dos garis e trabalhadores da àrea de limpeza pública do município; empiçarramento da Rua do Alto do Pedro Almir localizada, no Cavalo Pelado; iluminação do Estádio Municipal Mangueirão; reforma da Escola Municipal Getúlio Vargas no povoado Água Bela.

 

O vereador Mar Filho apresentou no primeiro semestre, requerimentos para reforma da ponte do povoado Igarapé da Lata; doação de 40 tablets para os agentes de saúde de Governador Newton Bello; aquisição de um gerador para o hospital José Ramos; reforma completa da Unidade Mista Deputado César Bandeira; empiçarramento da estrada e a reconstrução da Ponte No Bairro José Eufrásio; perfuração de um poço artesiano com a distribuição de rede hidráulica e a iluminação na Vila Totozinho e o melhoramento da estrada que dá acesso a vila; pavimentação do bairro Casulo; construção do muro e melhoria na urbanização do Cemitério Municipal; pavimentação asfáltica dos povoados Barro Branco, Dom Pedro e Aniceto; e pavimentação da antiga rua da Praça da Igreja Velha.

 

PROJETOS E REQUERIMENTOS EM CONJUNTO

 

Os vereadores assinaram juntos projeto que dispõe sobre a alteração da denominação da Escola Municipal Manoel Jose da Silva para Escola Municipal Maria das Dores Souza Moraes; e para implantação de uma casa de apoio na sede do município de Governador Newton Bello para atender a população da zona rural. Ainda em conjunto, Moção de Pesar à família do senhor Levi Gomes, mais conhecido como Levi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ele morava em Governador Newton Bello e faleceu dia 09 de junho de 2021, em Bacabal.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support