Search
quarta-feira 8 dezembro 2021
  • :
  • :

Com apresentação de Projetos de Lei, Aprovações de Requerimentos e Indicação, Câmara Municipal Realiza a 25ª Sessão Ordinária de 2021

A sessão desta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello, teve a aprovação de vários projetos, de autoria dos parlamentares e do Poder Executivo. O vereador José Carlos da Silva Pacheco – Carlos Sucesso – presidiu a sessão, substituindo o presidente da casa, Marcelo Moraes Carvalho. Na ocasião, parlamentares usaram a tribuna e colocaram suas proposições.

 

“Foi uma honra estar à frente da condução da sessão e poder ter este momento com os colegas de parlamento. Nós, que sempre nos colocamos nas discussões, neste dia, pudemos debater e também, conduzir as atividades desta casa, que é do povo”, frisou o vereador Carlos Sucesso.

Os vereadores Valdemar Sudário Filho, Edna do Peixe, Aurino da Churrascaria e Adonias do Puba também se manifestaram na sessão. “Tivemos uma sessão proveitosa, com muitas matérias importantes discutidas e votadas”, disse Valdemar Filho. Para Edna do Peixe, “o momento serve para que sejam avaliadas as proposições pelo povo e que os parlamentares sejam sensíveis àquelas que farão a diferença e trarão impacto positivo na vida da população”.

Aurino da Churrascaria pontuou a importância em debater propostas para a cidade. “É nosso papel e temos sempre que ter serenidade e estarmos atentos às principais demandas do nosso povo. Afinal, somos empregados do povo”, disse. Adonias do Puba enfatizou o caráter social dos debates. “O que é decidido aqui, deve fazer a diferença na vida das pessoas, pois, se for assim, estaremos no caminho certo”, avaliou.

Propostas

O vereador José Carlos Silva Pacheco solicitou a substituição das traves de madeira por traves de ferro, no campo de futebol do povoado Sítio Novo. O parlamentar justificou que o pedido atende demanda dos moradores e jogadores do povoado. “Eles usam diariamente o campo e as traves já estão deterioradas, de tanto sol e chuva. A qualquer momento podemos cair. Com a substituição, estaremos incentivando o esporte”, disse.

A ampliação da rede de abastecimento de água para todas as casas do povoado Rosilândia, foi o objetivo da solicitação do vereador Jones de Morais Silva. O vereador defende que “esta ampliação vai levar água potável às demais localidades que não estão sendo beneficiadas e melhorar a qualidade de vida das populações”.

 

A vereadora Eliene Fernandes da Silva pautou seu pedido em benefício às crianças do povoado Centro do Rosa. Ela solicita a implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), que possa atender cerca de 62 crianças, com idades de seis anos a 13 anos. “Essa proposta irá beneficiar toda a comunidade. As crianças participarão de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, fortalecendo o convívio social”, avaliou.

De autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo pelo prefeito Roberto do Posto, o texto do Código de Postura do Município. O documento traz diretrizes pelo zelo do espaço público e de liberdade a toda a população para realizar atividade econômica, de descanso e lazer. O documento considera a pluralidade de expressões culturais, políticas, linguísticas e religiosas e iniciativas que preservem o ambiente natural e os equipamentos urbanos.

Foram aprovados e sancionados ainda, os Projetos de Lei nº 010, que trata da educação ambiental e institui a Política Municipal de Educação Ambiental, o Sistema Municipal de Educação Ambiental e o Fundo Municipal de Educação Ambiental do Município; e no mesmo sentido da preservação ambiental, o PL nº 11, que cria Política Municipal do Meio Ambiente e o Sistema Municipal de Proteção, Controle, Fiscalização, Melhoria da Qualidade. “O objetivo destes importantes projetos é a garantia de condições para o desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental e proteção da dignidade da vida humana”, frisou o prefeito Roberto do Posto.

Na área sanitária, foi aprovado e sancionado o Projeto de Lei nº 012/2021, que institui as taxas do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os valores serão destinados ao caixa do município, até que seja criado o Fundo Municipal específico. E por fim, aprovado e sancionado também, o Projeto de Lei nº 013/2021, que trata do licenciamento ambiental.

Indeferidos

O Projeto de lei do vereador Rodrigo Aguiar, que tratava do uso de adesivos de identificação na frota de veículos que atende o município, também foi apresentado na sessão. Por ser matéria de competência do Poder Executivo, o texto foi considerado inconstitucional e foi indeferido. Outro projeto indeferido na sessão, foi o que trata da obrigatoriedade das escolas e creches da cidade fornecerem merenda escolar diferenciada a diabéticos e hipertensos. Por haver lei que define a questão, o projeto foi arquivado.

Fotos

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support