Search
quinta-feira 26 maio 2022
  • :
  • :

Com Aprovação de Projetos de Leis, Indicações, Requerimentos e Moção de Pesar, Câmara Municipal Realiza 1ª Sessão Ordinária de 2022.

A Câmara Municipal de Governador Newton Bello deu início aos trabalhos do ano, na última sexta-feira(18/02), quando ocorreu a primeira sessão ordinária na casa legislativa de 2022. Na ocasião, os parlamentares apresentaram e aprovaram projetos de lei, indicações e requerimentos. A abertura dos trabalhos foi marcada ainda, por momento para Moção de Pesar. O prefeito Roberto do Posto esteve presente à sessão e desejou aos vereadores uma boa legislatura neste ano.

“Para nós, é uma honra participar da abertura dos trabalhos desta, que é uma instituição importante para o andamento e promoção das políticas públicas que venham beneficiar o nosso povo. Estamos juntos com os parlamentares, na missão de garantir direitos e dignidade para a população de Governador Newton Bello. Sabemos que há aqui o compromisso, interesse e sensibilidade com as questões dos que mais necessitam. Estaremos juntos nesse trabalho para atender as demandas dos cidadãos na nossa cidade”, disse Roberto do Posto.

“Iniciamos hoje mais um ano legislativo e estou muito feliz com o trabalho de todos os vereadores, vamos juntos em buscar de melhorias para o nosso povo”. Destacou o presidente da Câmara, Marcelo Moraes.

Durante a sessão, foi apreciada indicação do vereador Valdemar Sudário Filho( Marfilho), solicitando iluminação, além de construção de muro, capela e passarelas no Cemitério Municipal. “Com esse pedido, atendemos demanda dos moradores, que têm o sonho de ver o cemitério bem organizado, iluminado, seguro e com um espaço adequado para as orações, homenagens póstumas, velórios e missas. Esperamos a sensibilidade dos colegas para tornar esse sonho realidade”, enfatizou o parlamentar.

O vereador Dr. Jones  apresentou requerimento direcionado à empresa Equatorial, concessionária da energia elétrica no Maranhão, para que destaque seu supervisor responsável pelo abastecimento de energia da cidade, a participar da próxima sessão na casa legislativa, que será sexta-feira (04/03), a partir das 9 horas. “Queremos esclarecimentos sobre as constantes faltas de energia na cidade, que há muito tempo vêm causando danos ao patrimônio público e à nossa população, que depende deste serviço”, pontuou.

Também na ocasião, o vereador Aurino da Churrascaria solicitou distribuição de água encanada para atender moradores do bairro São Francisco; e o vereador  Adonias do Puba, apresentou requerimento solicitando ao poder executivo a criação da Lei da Semana da Criança no município. Participaram ainda desta primeira sessão, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias e demais autoridades.

A 1ª Sessão do ano contou com presença de todos os vereadores, que destacaram a importância do trabalho do legislativo municipal.

Aprovações

Durante a sessão, os vereadores aprovaram dois projetos de lei, de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei n° 016/2022, de 31 de janeiro de 2022, autoriza contratação, por tempo determinado de um ano, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. Estas contratações serão aplicadas a programas, convênios e acordos celebrados com instituições públicas ou privadas.

O outro texto aprovada pelos vereadores, trata do Projeto de Lei nº 15/2022, de 31 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a nova estrutura administrativa do poder executivo do município. As alterações feitas incluem órgãos de direção e assessoramento superior; de execução instrumental e atuação programática; e dos Fundos municipais. Pelo projeto, caberá às secretarias municipais Extraordinárias as necessárias ações da gestão para realizar projetos, programas, diretrizes e estratégias da administração municipal.

Confira o vídeo da sessão completa clicando AQUI  

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support