sexta-feira 7 outubro 2022

Com aprovação de indicações e requerimentos, câmara municipal realizou a 4°sessão ordinária de 2022.

Parlamentares da Câmara Municipal de Governador Newton Bello reuniram, em mais um dia de sessão, na sexta-feira (11), para avaliar e votar proposições em benefício da população. Na ocasião, os vereadores utilizaram a tribuna para tratar de assuntos de interesse da cidade. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa legislativa, vereador Marcelo Moraes Carvalho.

“Realizamos mais uma sessão, mais um momento em que o trabalho do vereador pela sua população é consolidado. Ficamos muito satisfeitos em poder garantir que as demandas dos newtonbelenses sejam ouvidas e concretizadas. Esta casa é do povo e para servir ao povo”, frisou o presidente da Câmara, Marcelo Moraes. Na sessão, ele apresentou proposta para construção de uma quadra poliesportiva no município.

“Nosso município precisa de mais espaços para a prática esportiva e percebemos que hoje, só podemos contar com uma quadra, que não atende a demanda. A construção de outro deste equipamento irá melhorar bastante, atender melhor quem procura lazer e ainda, desenvolver potenciais atletas da nossa cidade”, avaliou Marcelo Moraes.

Indicação do vereador Rodrigo Aguiar dos Santos Silva solicita, ao poder executivo, realizar estudo para avaliar a redução do horário de funcionamento das secretarias e demais órgãos não-essenciais. A carga horária passaria a ser de seis horas diárias, sem prejuízo nas remunerações. A medida terá impacto positivo na economia de custos para o município, justificou o parlamentar.

“A redução da jornada aumenta a qualidade de vida do servidor e o tempo dispensado a cuidar da saúde, além de representar economia para o município. O servidor terá uma produtividade maior e, como consequência, a prestação de serviço mais eficiente”, frisou Dr.Rodrigo Aguiar. Ele citou São Luís, onde várias secretarias e órgãos não-essenciais têm carga horária de seis horas, assim como diversos órgãos do governo estadual.

A pavimentação asfáltica dos povoados Santa Luzia, Rosilândia, Assentamento 28 de Agosto, Assentamento 16 de Abril e Centro do Geraldo foi o foco de indicação do vereador Adonias do Puba. “A pavimentação destas áreas é de extrema necessidade, pois irá melhorar a aparência física da localidade, permitindo que todos possam ter acesso. É um sonho dos moradores ver seu povoado asfaltado”, frisou.

O vereador Dr.Jones ,  solicitou a iluminação na BR 316, com instalação de postes e lâmpadas de led em todo o trecho. A melhoria vai beneficiar moradores do povoado Rosilândia. “A intenção é iluminar essa parte da BR 316, na imediação do povoado Rosilândia. Ali, durante a noite fica totalmente escuro. A medida trará mais visibilidade ao povoado, conforto e segurança aos moradores”,avaliou.

Edna do Peixe apresentou solicitação para que seja pavimentada com asfalto a avenida Nezinho Brandão. Segundo a vereadora, alguns trechos da via estão danificadas e com buracos. “Por isso, venho pedir que sejam recuperados os trechos mais danificados, que estão quase intrafegáveis, por conta dos buracos, prejudicando a passagem de veículos. É preciso asfalto urgente”, enfatizou.

A educação foi o tema de proposta do vereador Marfilho, que solicitou a construção de uma escola no bairro Casula. “É um benefício de fundamental importância, pois no bairro há várias crianças necessitando estudar. E também os pais, para que tenham onde deixar seus filhos, sem precisar de deslocar para a sede, e assim, poderem trabalhar com mais tranquilidade”, pontuou.

A garantia de fardamento escolar para todos os alunos da rede pública municipal foi objeto de solicitação do vereador Carlos Sucesso. Em sua avaliação, a maior parte dos moradores da cidade precisa deste apoio, dada a carência das famílias. Nem todos têm as condições financeiras para a compra deste item. Pensando nisto, pedimos ao poder executivo que disponha deste recurso aos alunos da rede municipal”, explicou.

Tribuna

Na ocasião, vereadores se manifestaram na tribuna da Câmara Municipal para debater sobre temas pertinentes ao município e moradores. O vereador Aurino ada Churrascaria se posicionou, usando a tribuna para falar sobre o debate com representantes da empresa Equatorial, na última sessão. Segundo ele, o problema de falhas na prestação do serviço de energia continua e que providências devem ser tomadas.

Aurino da Churrascaria lembrou ainda, incidente com ônibus de viagem na região. “Graças a Deus, o pior não aconteceu. Só perdas materiais. Foi uma fatalidade, pois acreditamos que ninguém iria querer por fogo em um bem e correr risco de perder seu emprego e sofrer acidente. Que se tenha mais cuidado e graças a Deus, todos estão bem”, frisou.

Mais fotos da sessão a seguir, Clique AQUI e assista a sessão completa.