sexta-feira 7 outubro 2022

Com participação da População na Tribuna, Aprovações de Indicações e Requerimentos, Câmara Municipal Realizou a 8ª Sessão Ordinária de 2022.

Sessão desta sexta-feira (8), na Câmara Municipal de Governador Newton Bello, mobilizou vereadores para apreciar e votar proposições com medidas em benefício da população. As propostas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e abastecimento reforçam a atuação e agilidade dos parlamentares em votar iniciativas de grande reflexo para os newtonbelenses. O presidente da casa legislativa, Marcelo Moraes Carvalho, conduziu os trabalhos e parabenizou o compromisso dos colegas de parlamento.

Durante a sessão, parlamentares e comunidade usaram a tribuna para se manifestar. O presidente Marcelo Moraes(Avante), pontuou a união da Câmara para o bem da população e município. “Observando as falas dos colegas e da população, vemos que estamos no caminho certo e que todos estão unidos por um ideal que se resume em melhorias para a cidade e o povo”, frisou. Lembrou o ano de 2015, quando salários de servidores eram atrasados, escolas não forneciam alimentação e unidades hospitalares estavam sucateadas.

“Nossa luta é para que esse cenário não volte. Hoje temos um prefeito que, mesmo com as dificuldades, cuida da cidade. E nosso município pode ficar melhor. Por isso, permanecemos na luta e o povo vai ter a oportunidade de escolher um segundo filho da terra. Estará nas mãos da nossa população”, destacou Marcelo Moraes.

A moradora Sandra Maria, que há 22 anos vive no município, usou a tribuna para solicitar aos vereadores que intercedam, junto à Equatorial, que resolva os problemas de falta de energia. Segundo ela, a falta da luz chega a ultrapassar três dias. “Precisamos fazer algo urgentemente. Nos unirmos e cobrar para que resolvam esse problema, pois, a conta pagamos em dia”, ressaltou. Ela lembrou ainda que é um direito que não está sendo prestado adequadamente.

Quem também utilizou a tribuna foi a membro do Instituto Casa das Ataléias, Iraídes Teles. Ela solicitou que seja concedido título de Utilidade Pública à instituição, que já atua há 11 anos e possui sede no município. A entidade trabalha com ações sociais na saúde, educação, formação profissional, cultura e outros. “Nossa entidade veio para beneficiar a população do município. Por meio dela, podemos alcançar várias ações para a cidade”, frisou. Ela ressaltou que já está em curso a entrega de máquinas de costura para ofertar capacitação e médico geriatra para atendimento a idosos do município. Ela explicou ainda que, ataléia é a folha do babaçu.

Ainda na sessão, as vereadoras Edna do Peixe(PL) e Eliene(PL), não usaram a tribuna, mas votaram nas proposições e debateram assuntos importantes para a população newtonbelense. Os demais vereadores todos fizeram uso da tribuna. Acompanhe o discurso em vídeo de cada um no fim desta matéria ou clique AQUI e assista a sessão completa.

Proposições

O vereador  Adonias do Puba(PL), apresentou requerimento solicitando que seja implantando um Posto de Identificação no município. O órgão irá oferecer serviços documentais, emitindo RG, CPF e Carteira de Trabalho. “Irá beneficiar toda a nossa população que necessita destes serviços. Com isso, não haverá mais necessidade de deslocamento para outras cidades, além de trazer garantir praticidade e qualidade vida à população”, justificou.

A construção de um posto de saúde no povoado Aniceto foi o motivo de requerimento apresentado pelo vereador Marfilho(Avante). “Um posto nesta localidade atenderia a comunidade que mora ali e também, os povoados vizinhos. Portanto, irá trazer muitos benefícios a instalação desta unidade de saúde no local. A população necessita de atendimento, acompanhamento de profissionais e medicamentos”, disse o parlamentar.

Moradores do povoado Aniceto também foram contemplados com indicação do vereador Carlos Sucesso(Avante). Ele solicitou a instalação de uma nova caixa d´água, incluindo rede de encanação, para a localidade. “É de extrema necessidade esta nova caixa d’água, para garantir o abastecimento com qualidade a todos os moradores, o que não ocorre atualmente. Ter água potável é um direito básico e deve alcançar a todos”, apontou José Carlos Pacheco.

A educação foi a pauta de proposta do vereador Dr.Jones(PL). Em indicação apresentada na Câmara, ele solicitou que seja realizada reforma completa da Escola Municipal Miguel Dias, localizada no povoado Alto da Cruz, zona rural da cidade. O vereador defende ainda a retomadas das aulas nesta unidade de ensino.

A Escola Municipal Miguel Dias está fechada há três anos e os alunos precisam se deslocar, diariamente, para a unidade escolar mais próxima, que fica localizada no assentamento 16 de Abril – um trajeto de seis quilômetros. “É um trajeto perigoso e cansativo. Os estudantes ficam expostos ao sol e poeira no período do verão, e à chuva e lama, no período do inverno. Não sequer transporte escolar para os alunos”, frisou o vereador Dr.Jones.

Todas as preposições  foram analisadas e aprovadas na sessão. A Seguir confira as fotos e vídeos dos discursos de quem usou a tribuna.

Vídeos