segunda-feira 28 novembro 2022

Com participação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, Aprovação de Requerimento e Indicação, Câmara Municipal Realizou a 11ª Sessão Ordinária de 2022

Na sessão da última sexta-feira (13), parlamentares da Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello analisaram e votaram propostas em benefícios da população. Foram discutidas iniciativas nas áreas da saúde e infraestrutura. Todos os vereadores participaram a sessão, que contou ainda com presença do vice-prefeito Totozinho. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa legislativa, vereador Marcelo Moraes Carvalho.

O vice-prefeito Totozinho, que acompanhou as atividades da sessão, avaliou a importância do trabalho dos parlamentares. “É sempre gratificante poder participar deste momento democrático e contribuir com os vereadores da nossa cidade. Eles são os que estão mais próximos da população e que conduzem as demandas, norteando o poder executivo na promoção das políticas públicas. Estamos aqui para acompanhar, sugerir e participar. Um trabalho parceiro do poder executivo com o legislativo municipal, que reflete positivamente para a população”, avaliou o vice-prefeito Totozinho.

“Em mais um dia de sessão debatemos e votamos propostas de interesse do povo newtonbelense. Foi um momento importante nesta casa Legislativa, onde onde conseguimos tirar do papel ações que são de interesse popular e que precisavam ser analisadas. Tivemos também a presença especial do vice-prefeito Totozinho, que veio acompanhar os trabalhos e contribuir com proposições em prol da cidade”, avaliou o presidente da casa, Marcelo Moraes.

Foi analisada e aprovada indicação do vereador Adonias do Puba, que solicita a criação de lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, beneficiando os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate à endemias. Na avaliação do vereador, a medida trará mais estímulo aos profissionais deste segmento e vai refletir em um melhor trabalho prestado à população.

“Há a necessidade do escalonamento de capacitação qualificativa dos funcionários destas áreas, conforme já ocorre em grande parte dos municípios brasileiros e também, nesta Câmara. Com isso, haverá maior estímulo e incentivo ao crescimento intelectual destes servidores, além de refletir diretamente no melhor atendimento e na melhor prestação de serviços à população, que é o objetivo de todo órgão público”, pontuou  Adonias.

Outra proposta analisada foi o requerimento do vereador Dr.Jones, que solicita ao poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que seja desmembrada a Unidade Básica de Saúde Governador Newton Bello da Unidade Mista José Regino. A proposta é que seja transferida para um local provisório, onde possa funcionar adequadamente e a sugestão é o bairro Birolândia, o maior da cidade e que, por este motivo, precisa de um posto de saúde, até que seja construído um em prédio próprio.

“Esse desmembramento é de suma importância, considerando a distância percorrida pela população do bairro Birolândia, na busca de atendimento de saúde. E além disso, o espaço físico de onde a unidade básica funciona atualmente, não está comportando as duas equipes profissionais”, informou Jones de Morais. Ele justificou ainda que sua proposta segue o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, vereadores e populares utilizaram a tribuna para debater propostas e apresentar demandas.

Confira a seguir mais fotos e Cique AQUI e assista a sessão completa.