Search
segunda-feira 28 novembro 2022
  • :
  • :

Com participação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, Aprovação de Requerimento e Indicação, Câmara Municipal Realizou a 11ª Sessão Ordinária de 2022

Na sessão da última sexta-feira (13), parlamentares da Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello analisaram e votaram propostas em benefícios da população. Foram discutidas iniciativas nas áreas da saúde e infraestrutura. Todos os vereadores participaram a sessão, que contou ainda com presença do vice-prefeito Totozinho. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa legislativa, vereador Marcelo Moraes Carvalho.

O vice-prefeito Totozinho, que acompanhou as atividades da sessão, avaliou a importância do trabalho dos parlamentares. “É sempre gratificante poder participar deste momento democrático e contribuir com os vereadores da nossa cidade. Eles são os que estão mais próximos da população e que conduzem as demandas, norteando o poder executivo na promoção das políticas públicas. Estamos aqui para acompanhar, sugerir e participar. Um trabalho parceiro do poder executivo com o legislativo municipal, que reflete positivamente para a população”, avaliou o vice-prefeito Totozinho.

“Em mais um dia de sessão debatemos e votamos propostas de interesse do povo newtonbelense. Foi um momento importante nesta casa Legislativa, onde onde conseguimos tirar do papel ações que são de interesse popular e que precisavam ser analisadas. Tivemos também a presença especial do vice-prefeito Totozinho, que veio acompanhar os trabalhos e contribuir com proposições em prol da cidade”, avaliou o presidente da casa, Marcelo Moraes.

Foi analisada e aprovada indicação do vereador Adonias do Puba, que solicita a criação de lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, beneficiando os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate à endemias. Na avaliação do vereador, a medida trará mais estímulo aos profissionais deste segmento e vai refletir em um melhor trabalho prestado à população.

“Há a necessidade do escalonamento de capacitação qualificativa dos funcionários destas áreas, conforme já ocorre em grande parte dos municípios brasileiros e também, nesta Câmara. Com isso, haverá maior estímulo e incentivo ao crescimento intelectual destes servidores, além de refletir diretamente no melhor atendimento e na melhor prestação de serviços à população, que é o objetivo de todo órgão público”, pontuou  Adonias.

Outra proposta analisada foi o requerimento do vereador Dr.Jones, que solicita ao poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que seja desmembrada a Unidade Básica de Saúde Governador Newton Bello da Unidade Mista José Regino. A proposta é que seja transferida para um local provisório, onde possa funcionar adequadamente e a sugestão é o bairro Birolândia, o maior da cidade e que, por este motivo, precisa de um posto de saúde, até que seja construído um em prédio próprio.

“Esse desmembramento é de suma importância, considerando a distância percorrida pela população do bairro Birolândia, na busca de atendimento de saúde. E além disso, o espaço físico de onde a unidade básica funciona atualmente, não está comportando as duas equipes profissionais”, informou Jones de Morais. Ele justificou ainda que sua proposta segue o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, vereadores e populares utilizaram a tribuna para debater propostas e apresentar demandas.

Confira a seguir mais fotos e Cique AQUI e assista a sessão completa.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support