Search
segunda-feira 28 novembro 2022
  • :
  • :

Com debates sobre Merenda Escolar, Abastecimento de Água do Município e Aprovações de Indicações, Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2022.

Infraestrutura de vias, a distribuição da merenda escolar na rede municipal de ensino e o abastecimento de água foram tema da sessão na Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello, na sexta-feira (28). Os vereadores usaram a palavra na tribuna destacando seus projetos e ações promovidas em benefício da população. A sessão foi coordenada pelo presidente da casa legislativa, vereador Marcelo Moraes Carvalho(Avante).

A vereador Eliene Fernandes(PL), se pronunciou na tribuna para defender a chegada da merenda escolar no povoado Centro do Rosa e pontuou ações fruto de seus projetos beneficiando a zona rural da cidade. “Ali é minha terra. Ali me criei, me casei, tive meus filhos e netos. Tudo que posso, faço pela localidade”, destacou.

O parlamentar Dr, Jones, agradeceu a aprovação de medida para aquisição de aparelhos aos diabéticos do município. “A população vê se esta casa legislativa está atenta, ouvindo suas demandas e buscando as devidas soluções. Estaremos buscando sempre soluções para resolver os problemas da cidade”, ressaltou.

A merenda escolar foi tema da fala em tribuna, do vereador Dr.Rodrigo Aguiar(PSC). Segundo ele, não há como faltar a merenda. “Recursos há, o que pode ocorrer é má administração deste recurso. Mas, não tem porque faltar merenda escolar aos alunos. Há obras que estão sendo realizadas e que não têm durabilidade. Há situações que estão levando ao prejuízo de outros setores como a merenda escolar. É preciso empregar melhor esse recurso”, apontou.

Os impostos que não são pagos e prejudicam o desenvolvimento da cidade, foram alvo de debate do vereador Adonias do Puba(PL). “Os recursos do município são poucos, muitos impostos não são pagos e infelizmente, não é possível fazer tudo que se precisa para melhorar as condições da cidade. É uma situação que quase todos as cidades pequenas do Brasil sofrem”, avaliou o parlamentar.

Presentes, o representante da Caema no município, senhor Isack; a secretária municipal de Educação, Josélia Sena, que tratou sobre a merenda escolar na rede de ensino municipal; o visitante senhor Osmar, que veio de São Paulo conhecer a cidade e prestigiou os trabalhos na Câmara, a convite do presidente da casa, vereador Marcelo Moraes Carvalho.

O vereador Carlos Sucesso(Avante), também usou a tribuna e citou propostas suas pela população da cidade e destacou ações da prefeitura. O parlamentar Aurino parabenizou a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por ter atendido reivindicação sua por melhorias no setor. Valdemar Sudário Filho discordou de falas do colega Rodrigo Aguiar e citou a obrigação dos políticos em executarem as ações pela população de Governador Newton Bello.

Visita

O visitante paulista, Osmar, convidado à tribuna, parabenizou o trabalho na Câmara Municipal e o compromisso dos vereadores com as proposições de interesse da população. “Agradeço ao convite. Moro bem longe, em São Paulo, mas, sempre que posso, venho para cá. Quando estou aqui, é uma alegria. Aqui mora a família da minha esposa. Aqui revejo antigo e novos amigos. Me sinto em casa. Governador Newton Bello é um lar para mim”, afirmou.

Merenda escolar

 

A secretária municipal de Educação (Semed), Josélia Sena, usou a tribuna da Câmara para tratar sobre a merenda escolar na rede de ensino municipal. Segundo ela, há muitas notícias falsas sobre a distribuição da merenda na rede. Frisou a situação de uma aluna que vem recebendo assistência do município e pontuou que a verdade pode ser conferida e problemas estruturais em algumas escolas, que foram levados à Semed e estão em fase de resolução. A gestora pontuou custos e respondeu questões dos vereadores.

A gestora pontuou sobre os recursos insuficientes para garantir a merenda escolar adequada a todos os alunos da rede municipal de ensino. “Nesta sessão, vim esclarecer aos pais que nos ligam e cobram a merenda. Infelizmente, nosso recurso é pouco, mas, temos nos esforçado, com o apoio de parceiros, inclusive dos vereadores, para garantirmos essa alimentação, que é muito importante para os nossos alunos”, afirmou a titular da Semed.

Josélia Sena enumerou a lista de produtos da merenda escolar que foram entregues nas escolas, que inclui cereais, proteínas, biscoitos, sucos e bebidas lácteas, temperos, entre outros itens. Enumerou ainda, escolas que já estão com a merenda entregue. “Sabemos da necessidade da merenda escolar aos alunos. Muitos vão à escola por conta dessa merenda e fazemos de tudo para garantir que eles tenham esse beneficio e permaneçam na sala de aula”, pontuou a gestora da Semed.

Abastecimento de água

O representante da Caema, Isack, ressaltou que os meses de março a abril foram períodos de maior falta de água em alguns pontos da cidade. Ele citou problemas com o fornecimento de energia, que, ao falhar, prejudica também o abastecimento de água no município. A empresa concessionário do serviço, Equatorial Energia, foi citada na sessão para que resolva o problema.

Sobre funcionamento do sistema de poços, Isack pontuou que um mecanismo foi instalado na rede permitindo que ligue e desligue automaticamente. Com isso, não há necessidade de alguém para reiniciar o sistema, em caso de falta de luz, por exemplo. Moradores de vários bairros, como Birolândia, fizeram reclamações a respeito do fornecimento de água. Isack fez outras várias colocações e respondeu questionamentos dos vereadores e população presente.

 

Votações

Na sessão, foi aprovado a solicitado do vereador Carlos Sucesso(Avante), A pavimentação asfáltica das ruas do Bacuri, do Sol, São João e do Sabiá Ele justificou que estas ruas necessitam, com urgência, de melhorias de infraestrutura. “São vias que estão precárias e por isso, solicitamos o melhoramento com serviços de reposição asfáltica, construção de meio fio, sarjetas e sinalização adequada. Com essas melhorias, a população poderá se deslocar com mais segurança e comodidade”, pontuou o parlamentar.

Também aprovada, indicação do vereador Dr.Jones, fez solicitação para que sejam adquiridos aparelhos para aferição da glicose (glicosimetro) para todos os pacientes diagnosticados com diabetes no município. Além destes aparelhos, a proposta solicitou ainda, fitas para aferição de glicemia a estes pacientes diabéticos. “Com estes equipamentos, os diabéticos poderão, de forma mais eficiente, fazer o controle da doença. Isso lhes dará, certamente, mais saúde e mais qualidade de vida”, frisou.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support