Infraestrutura de vias, a distribuição da merenda escolar na rede municipal de ensino e o abastecimento de água foram tema da sessão na Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello, na sexta-feira (28). Os vereadores usaram a palavra na tribuna destacando seus projetos e ações promovidas em benefício da população. A sessão foi coordenada pelo presidente da casa legislativa, vereador Marcelo Moraes Carvalho(Avante).
A vereador Eliene Fernandes(PL), se pronunciou na tribuna para defender a chegada da merenda escolar no povoado Centro do Rosa e pontuou ações fruto de seus projetos beneficiando a zona rural da cidade. “Ali é minha terra. Ali me criei, me casei, tive meus filhos e netos. Tudo que posso, faço pela localidade”, destacou.
O parlamentar Dr, Jones, agradeceu a aprovação de medida para aquisição de aparelhos aos diabéticos do município. “A população vê se esta casa legislativa está atenta, ouvindo suas demandas e buscando as devidas soluções. Estaremos buscando sempre soluções para resolver os problemas da cidade”, ressaltou.
A merenda escolar foi tema da fala em tribuna, do vereador Dr.Rodrigo Aguiar(PSC). Segundo ele, não há como faltar a merenda. “Recursos há, o que pode ocorrer é má administração deste recurso. Mas, não tem porque faltar merenda escolar aos alunos. Há obras que estão sendo realizadas e que não têm durabilidade. Há situações que estão levando ao prejuízo de outros setores como a merenda escolar. É preciso empregar melhor esse recurso”, apontou.
Os impostos que não são pagos e prejudicam o desenvolvimento da cidade, foram alvo de debate do vereador Adonias do Puba(PL). “Os recursos do município são poucos, muitos impostos não são pagos e infelizmente, não é possível fazer tudo que se precisa para melhorar as condições da cidade. É uma situação que quase todos as cidades pequenas do Brasil sofrem”, avaliou o parlamentar.
Presentes, o representante da Caema no município, senhor Isack; a secretária municipal de Educação, Josélia Sena, que tratou sobre a merenda escolar na rede de ensino municipal; o visitante senhor Osmar, que veio de São Paulo conhecer a cidade e prestigiou os trabalhos na Câmara, a convite do presidente da casa, vereador Marcelo Moraes Carvalho.
O vereador Carlos Sucesso(Avante), também usou a tribuna e citou propostas suas pela população da cidade e destacou ações da prefeitura. O parlamentar Aurino parabenizou a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por ter atendido reivindicação sua por melhorias no setor. Valdemar Sudário Filho discordou de falas do colega Rodrigo Aguiar e citou a obrigação dos políticos em executarem as ações pela população de Governador Newton Bello.
Visita
O visitante paulista, Osmar, convidado à tribuna, parabenizou o trabalho na Câmara Municipal e o compromisso dos vereadores com as proposições de interesse da população. “Agradeço ao convite. Moro bem longe, em São Paulo, mas, sempre que posso, venho para cá. Quando estou aqui, é uma alegria. Aqui mora a família da minha esposa. Aqui revejo antigo e novos amigos. Me sinto em casa. Governador Newton Bello é um lar para mim”, afirmou.
Merenda escolar
A secretária municipal de Educação (Semed), Josélia Sena, usou a tribuna da Câmara para tratar sobre a merenda escolar na rede de ensino municipal. Segundo ela, há muitas notícias falsas sobre a distribuição da merenda na rede. Frisou a situação de uma aluna que vem recebendo assistência do município e pontuou que a verdade pode ser conferida e problemas estruturais em algumas escolas, que foram levados à Semed e estão em fase de resolução. A gestora pontuou custos e respondeu questões dos vereadores.
A gestora pontuou sobre os recursos insuficientes para garantir a merenda escolar adequada a todos os alunos da rede municipal de ensino. “Nesta sessão, vim esclarecer aos pais que nos ligam e cobram a merenda. Infelizmente, nosso recurso é pouco, mas, temos nos esforçado, com o apoio de parceiros, inclusive dos vereadores, para garantirmos essa alimentação, que é muito importante para os nossos alunos”, afirmou a titular da Semed.
Josélia Sena enumerou a lista de produtos da merenda escolar que foram entregues nas escolas, que inclui cereais, proteínas, biscoitos, sucos e bebidas lácteas, temperos, entre outros itens. Enumerou ainda, escolas que já estão com a merenda entregue. “Sabemos da necessidade da merenda escolar aos alunos. Muitos vão à escola por conta dessa merenda e fazemos de tudo para garantir que eles tenham esse beneficio e permaneçam na sala de aula”, pontuou a gestora da Semed.
Abastecimento de água
O representante da Caema, Isack, ressaltou que os meses de março a abril foram períodos de maior falta de água em alguns pontos da cidade. Ele citou problemas com o fornecimento de energia, que, ao falhar, prejudica também o abastecimento de água no município. A empresa concessionário do serviço, Equatorial Energia, foi citada na sessão para que resolva o problema.
Sobre funcionamento do sistema de poços, Isack pontuou que um mecanismo foi instalado na rede permitindo que ligue e desligue automaticamente. Com isso, não há necessidade de alguém para reiniciar o sistema, em caso de falta de luz, por exemplo. Moradores de vários bairros, como Birolândia, fizeram reclamações a respeito do fornecimento de água. Isack fez outras várias colocações e respondeu questionamentos dos vereadores e população presente.
Votações
Na sessão, foi aprovado a solicitado do vereador Carlos Sucesso(Avante), A pavimentação asfáltica das ruas do Bacuri, do Sol, São João e do Sabiá Ele justificou que estas ruas necessitam, com urgência, de melhorias de infraestrutura. “São vias que estão precárias e por isso, solicitamos o melhoramento com serviços de reposição asfáltica, construção de meio fio, sarjetas e sinalização adequada. Com essas melhorias, a população poderá se deslocar com mais segurança e comodidade”, pontuou o parlamentar.
Também aprovada, indicação do vereador Dr.Jones, fez solicitação para que sejam adquiridos aparelhos para aferição da glicose (glicosimetro) para todos os pacientes diagnosticados com diabetes no município. Além destes aparelhos, a proposta solicitou ainda, fitas para aferição de glicemia a estes pacientes diabéticos. “Com estes equipamentos, os diabéticos poderão, de forma mais eficiente, fazer o controle da doença. Isso lhes dará, certamente, mais saúde e mais qualidade de vida”, frisou.