quinta-feira 6 outubro 2022

Com aprovação de Requerimentos, Câmara Municipal realizou a 20ª Sessão Ordinária de 2022

Iniciativas em benefício dos profissionais da saúde, pela garantia do abastecimento de água e por melhorias na infraestrutura para o tráfego foram temas das solicitações apresentadas na 20ª sessão ordinária de 2022, realizada nesta sexta-feria (26), na Câmara Municipal de Governador Newton Bello. Os parlamentares utilizaram a tribuna da casa legislativa para tratar de temas pertinentes à cidade e à população. Justificaram ausência os vereadores Aurino da Churrascaria e Eliene Fernandes. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa, Marcelo Moraes Carvalho.

O advogado Marcos participou da sessão, esclarecendo os presentes sobre a atenção às fake news neste período eleitoral. Ele ressaltou que haverá muitas notícias falsas e que a população precisa saber separar a verdade da mentira. Citou situação de empresa que está sob investigação e lembrou que, “o fato de haver uma investigação não determina culpa e por isso, contratos não devem ser suspensos e prejudicar o andamento de serviços importantes à população” e concluiu dizendo que “não existe qualquer condenação ou prova de ilícito nos contratos da empresa Construservice com a Prefeitura de Governador Newton Bello”.

“Para nós, é sempre uma grande honra participar e conduzir as sessões nesta casa legislativa. A cada reunião sabemos que estamos promovendo o melhor para os newtobelenses. Nossa população merece e precisa de melhorias, de educação, saúde, de infraestrutura, de qualificação e estamos aqui para contribuir na promoção desta mudanças. Agradecemos todos que sempre estão presentes, nos ajudando a fazer o melhor para nossa cidade e nosso povo. Muito obrigada”, enfatizou Marcelo Moraes Carvalho.

A vereadora Edna do Peixe pontuou a necessidade de capacitação e formação para concorrer ao mercado de trabalho. “É sempre bom buscarmos capacitação, que muito auxilia na busca e conquista de trabalho”, frisou a parlamentar. Marfilho agradeceu ter sido aprovado seu requerimento solicitando a ponte para o povoado Igarapé do Cobra. “Trabalhamos com Deus na frente do nosso trabalho, sempre perseverando e um dia conseguimos. Agradecemos nosso pedido ter sido aprovado e parabéns aos nossos colegas que vão garantir trafegabilidade para o povoado”, frisou.

O vereador Dr. Jones agradeceu e se solidarizou com a família da senhora Maria Torres, que morava no bairro Birolândia e faleceu e deixou seus sentimentos e conforto neste momento de dor. “Foi uma pessoa que muito contribuiu para a nossa cidade e sempre fez coisas boas para todos que a conheciam. Sempre nos tratou bem. Meus sentimentos para a sua família”, enfatizou. Ele ressaltou também a importância em por em vigor a lei do piso do profissional de enfermagem, por meio de requerimento de sua autoria, solicitando um estudo sobre a viabilidade de cumprimento desta norma. E parabenizou ações de infraestrutura de pavimentação que vêm sendo realizados em alguns bairros do município. “Vi o serviço na rua do Bacuri e vi que é de qualidade e um trabalho sério. A população merece e agradece esse compromisso”, pontuou Dr. Jones.

Carlos Sucesso ressaltou a importância em persistir com os projetos e “Deus está do nosso lado fazendo as coisas acontecerem. Já fizemos vários projetos que garantiram pavimento, piçarra, bueiro nos povoados, a exemplo do trabalho no bairro Barracão a União e outras áreas da cidade. Quero ver Newton Bello feliz e crescer”.

O Adonias do Puba também utilizou a tribuna da Câmara para criticar ação que pretende suspender serviços de infraestrutura de pavimentação em diversas vias de povoados de Governador Newton Bello. “Não podemos deixar que estas questões políticas venham prejudicar nossa população e parar serviços essenciais. Mas, que bom que a justiça viu que isso não procedia e deram continuidade à empresa para realizar a pavimentação asfáltica”, ressaltou o parlamentar.

Requerimentos aprovados

O vereador Dr. Jones  apresentou requerimento solicitando a adesão da Lei 14.434/2022, que cria o piso salarial da enfermagem. Pela norma, os vencimentos desta categoria passam a ser R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para os técnicos enfermagem e de R$2.375 para auxiliares de enfermagem e parteiras, em vigor já este ano. “Solicitamos ao poder executivo que seja feito um estudo de viabilidade para que o município acompanhe o piso salarial nacional dos profissionais da Enfermagem. Ressaltamos que vários municípios brasileiros já aderiram a esta lei”, destacou. A solicitação foi prontamente aprovada pelos colegas parlamentares.

Ação na infraestrutura foi o tema de requerimento do vereador Marfilho. Ele solicitou a reconstrução da ponte do Igarapé do Cobra. “Essa ponte está danificada, quebrada e trazendo risco de acidentes. A qualquer momento pode cair, além de estar dificultando o tráfego das pessoas e veículos. Por isso, a necessidade de reconstruí-la”, explicou. O pedido foi aprovado pelos parlamentares na sessão.

Também obteve aprovação requerimento que solicita saneamento básico para a comunidade do povoado Santa Maria do Cabeça, de autoria do vereador Carlos Sucesso. Ele solicitou a perfuração de um poço artesiano na localidade. “A água é indispensável para o ser humano e este povoado ainda não dispõe deste bem. Então, desejamos que seja construído um poço artesiano no povoado, incluindo a distribuições de torneiras em todas as residências para atender a necessidade daquela população”, ressaltou.

Confira a sessão completa clicando AQUI.