segunda-feira 28 novembro 2022

Na 24ª Sessão, Vereadores de Governador Newton Bello debatem e votam medidas pela população

Os vereadores da Câmara Municipal de Governador Newton Bello avaliaram e votaram proposições em benefício da população e pela melhoria das condições de vida na cidade, na 24ª sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira (7). Os parlamentares usaram a tribuna para tratar de medidas sociais e falar de suas atuações administrativas.

“Considero que é sempre importante estarmos presentes nas sessões, votando, debatendo e discutindo as propostas que são necessárias para os newtonbelenses. Conduzimos os trabalhos que vão contribuir com a nossa cidade e com a nossa população. E também, contamos com o apoio de todos para que as demandas sejam discutidas, votadas e que possam sair do papel”, pontuou o presidente da casa legislativa, Marcelo Moraes Carvalho.

Na lista de propostas avaliadas estão dois Projetos de Lei. O Projeto de Lei nº 024, de 28 de setembro 2022, do poder executivo municipal, que institui a Semana do Bebê. A proposta é que sejam promovidas atividades de valorização e fortalecimento da primeira infância (0 a 6 anos), na semana do Dia das Crianças. As atividades serão desenvolvidas pelas secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde, de Educação e da Cultura, sob coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município e participação da sociedade civil organizada.

“Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Nessa fase, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá na vida adulta. Portanto, ao ser regulamentada por lei e passar a fazer parte do calendário anual de eventos do município, a Semana do Bebê vai contribuir para esse desenvolvimento e torna-se, ano após ano, um fator de transformação da realidade social”, avaliou o prefeito Roberto do Posto.

A Semana do Bebê teve sua primeira realização em 2000, no sul do país. Em 2010 recebeu apoio da UNICEF e tem como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios.

A vereadora Eliene também apresentou Projeto de Lei, de nº01/2022, que seguiu para análise da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara. A proposta trata da alteração do nome da Escola Municipal João Raimundo dos Santos para Escola Municipal José Neres Soares.

Requerimento e indicações

Os parlamentares apresentaram seus requerimentos e indicações, que foram avaliados e votados na sessão. De autoria da vereadora Edna do Peixe, requerimento solicita construção de uma praça no Assentamento Santa Luzia. “Estamos pensando no bem estar da população deste povoado, na oportunidade do lazer e da interação social. Eles já aguardam esta praça para todos da comunidade. Será uma forma de divertimento a todos os moradores daquela área”, avaliou a parlamentar.

O vereador Adonias do Puba, apresentou requerimento para perfuração de um poço artesiano com redistribuição hidráulica e base montada, no povoado Rosilândia. “A água potável é essencial para a saúde humana, bem como para criação de animais e irrigação das plantações. Por isso, se faz necessária a perfuração de um poço para que possa atender à comunidade. Portanto, há a urgência dessa prestação de serviço do poder público”, reforçou.

Implantação de sistema de iluminação pública no povoado Alto da Cruz foi o tema de requerimento do vereador Carlos Sucesso, Ele destaca que a distribuição de energia elétrica é um bem e um direito dos cidadãos. “Todos necessitamos de energia elétrica no nosso dia a dia. A comunidade deste povoado está carente deste direito. Isso impossibilita as famílias de usarem seus aparelhos elétricos e torna mais difícil realizar tarefas domésticas. Por isso, fazemos essa solicitação”, frisou o parlamentar.

A comunidade do povoado Cabeça está contemplada em requerimento do parlamentar Marfilho. Ele solicitou a reconstrução da ponte do local. Segundo Valdemar, “a fluxo de pessoas e veículos é grande e a ponte existente está bastante danificada, trazendo riscos às pessoas que ali trafegam. Portanto, faz-se necessário que seja reconstruída”.

Clique AQUI e assista a sessão completa.