segunda-feira 28 novembro 2022

Com Aprovação de Requerimento, Leitura e Conhecimento de Projeto de Lei, Câmara Municipal realizou a 28ª Sessão Ordinária de 2022

Em sessão na Câmara Municipal de Governador Newton Bello, realizada na sexta-feira (18), os parlamentares debateram e votaram medidas pela população newtobelense. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da casa, vereador Carlos sucesso. Além dos parlamentares, moradores fizeram uso da tribuna. Participou com fala na tribuna, o representante da categoria dos agentes de saúde do município, Francisco Cavalcanti, sobre o Plano de Cargos e Carreiras da categoria.

O vereador Carlos Sucesso, que conduziu a sessão, destacou a importância dos debates e votações. “Esta é a casa do povo, com espaço para todos e muito nos alegra a participação dos agentes de saúde. Nós estamos aqui para ouvir as demandas, atender a todas as categorias e faze com que as necessidades sejam concretizadas”, afirmou.

“Recebemos a informação que o relatório do nosso Plano de Cargos e Carreiras está em andamento no setor jurídico e esperamos o apoio dos vereadores para que possam votar esse importante avanço para nossa categoria. Deixamos nosso apelo para que os nosso vereadores sejam sensíveis a esta demanda da categoria”, destacou o representante da categoria dos agentes de saúde do município, Francisco Cavalcanti.

Na ocasião, representante da Prefeitura, advogado Marcos, informou que o projeto da categoria já passou pelo setor jurídico e está tramitando na administração municipal para que seja liberado para a votação na Câmara.

Utilizaram ainda a tribuna os vereadores Aurino da Churrascaria, que parabenizou as ações da Secretaria Municipal de Educação com a promoção de atividades esportivas para crianças e adolescentes. O parlamentar fez críticas ao horário dos eventos e a não separação por idade. “É uma boa iniciativa, mas precisa ser mais organizado e com todos bem equipados. Nós mesmos apoiamos com equipamentos e queremos que seja melhor planejado. Mas, é uma boa ação”, frisou. Ele também citou as obras de pavimentação asfáltica realizadas pela Prefeitura e ressaltou vias que necessitam de novo asfalto.

O vereador Dr. Jones parabenizou pela aprovação da proposta que solicita tendas para eventos no município, aos agentes de saúde pela união da categoria e pontuou suas condolências pelo falecimento de dona Raimunda.

O parlamentar Dr. Rodrigo Aguiar também pontuou sobre a aprovação, em regime de urgência, ao Plano de Cargos e Carreiras dos agentes de saúde. Ressaltou ainda sobre o pagamento do 13º desta categoria. Da mesma forma, os vereadores Marfilho, Adonias do Puba e Carlos Sucesso se manifestaram em apoio à demanda dos agentes de saúde e cobraram melhorias infraestruturais para a população newtobelense.

A  vereadora Edna do Peixe reforçou a importância em apoiar os agentes de saúde, ressaltou a construção de sala de aula em povoado e obras de infraestrutura em via de povoado do município.

Solicitações

Na ocasião foram apresentados e votados o Projeto de Lei nº001/2022, que trata da alteração da denominação da Escola Municipal Damião Dias para Escola Municipal Rosina Nunes Sousa, localizada no povoado Igarapé de Pedra. O texto propõe a mudança para homenagear a cidadã ilustre do município. Nascida em Bacabal, Rosina Sousa viveu no povoado Igarapé de Pedra, em Governador Newton Bello, para onde foi aos 13 anos de idade. Casou-se, constituiu família e ali viveu por 55 anos. Faleceu em maio de 2016. No povoado, até hoje vivem seus familiares. O projeto da autoria do vereador Carlos Sucesso,  será apreciado na próxima sessão.

Também foi apresentado e votado o requerimento do vereador Marfilho, que solicita aquisição de tendas para o município. As estruturas serão utilizadas pela população newtobelense para demanda de eventos diversos. O pedido foi aprovado em votação na sessão.

Clique Aqui e Assista a sessão completa.