Com Aprovação de Preposições Legislativo e Executivo, Câmara Municipal Realizou a 4ª Sessão de 2023

#Sessãoordinária POR ASCOM CMGNB 24 DE FEVEREIRO DE 2023

A sessão na Câmara de Governador Newton Bello, realizada na última sexta-feira, foi marcada pela apresentação de uma série de pedidos na área de infraestrutura. São medidas para o melhoramento de vias, construção e reformas de estradas, implantação de bueiros e sarjetas, entre outros Os pedidos atendem demandas da população e têm como objetivo, garantir a mobilidade urbana dos newtonbelenses e melhores vias para transporte e escoamento de produtos.

"Para nós, é muito importante que a população tenha seu direito de ir e vir respeitado e, para isso, precisamos de vias com a adequada estrutura. Portanto, sempre há pedidos nessa área, fruto das demandas dos newtonbelenses. Estamos nesta casa do povo para atender a estas e outras demandas da população", frisou o presidente da Câmara, Marcelos Moraes.

Em requerimento conjunto, o presidente da Câmara, Marcelos Moraes e o seu colega de parlamento, Valdemar Sudário Filho, solicitaram a pavimentação da Rua Totozinho, no bairro Casulo. O pedido contempla ainda, a implantação de bueiros e sarjetas. " A Rua Totozinho está precisando com urgência de limpeza. Está com vegetação bastante ampla, muita lama e não há bueiros para escoamento das águas intensas chuvas. Por isso, solicitamos, a pedido dos moradores, que precisam desta via para deslocamento", frisou o presidente da Câmara, Marcelos Moraes.

O vereador Aurino Ferreira apresentou indicação para aquisição de veículo para o serviço Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ele defendeu que houve grande avanço no atendimento de saúde básica no município de Governador Newton Bello e que o serviço é uma alternativa para qualificar ainda mais os atendimentos à população. "Fazemos o possível para atender nossa população como realmente merece. Por este motivo, vejo a necessidade, em caráter de urgência, da aquisição de um transporte para este serviço", frisou.

Aurino Ferreira ressaltou que outras conquistas já foram garantidas aos newtonbelenses, a exemplo de atendimento médico hospitalar, exames laboratoriais e de imagem e Farmácia Básica. Temos muitos newtonbelenses que precisam ser atendidos nos grandes centros e na capital e que são de baixa renda. Portanto, necessitam de um transporte para o tratamento fora de domicílio", pontuou o vereador.

A construção das estradas que ligam o povoado Pé da Serra e Gogó do Galo, e São Raimundo a Sítio Novo, foi o pedido apresentado pela vereadora Eliene Fernandes. Em sua avaliação, a obra de infraestrutura vai possibilitar melhor mobilidade aos moradores. "É de extrema importância a construção dessas estradas, que atualmente, se encontram em total descaso. A população precisa se locomover e para isso, é necessário que haja uma reforma para melhoramento destas vias", ressaltou.

A vereadora Edna Vilar requereu que seja construída a estrada que liga os povoados Cabeça e Sítio Novo.. segundo ela, as regiões estão isoladas. "Principalmente, no período chuvoso. Sabemos das dificuldades de vida daquelas pessoas e, por isso, peço que seja construída, o mais rápido possível, essa estrada, para dar melhores condições de tráfego às famílias que necessitam", pontuou.

Outro pedido de Edna Vilar, apresentado na sessão, trata da pavimentação asfáltica, arborização e reconstrução da Avenida Nezinho Brandão. "Alguns trechos encontram-se em péssimo estado, com vários buracos e nesse sentido, venho pedir que sejam recuperados. A avenida está intrafegável e prejudicando condutores de veículos que ali passam, precisando urgentemente que coloquem asfalto. Além disso, as árvores também precisam de um cuidado especial, pois, estão deterioradas", alertou a parlamentar.

O vereador Adonias Siqueira levou à sessão pedido para construção da estrada que liga os povoados Nova Rússia e Centro dos Toinho. "É de extrema necessidade a construção dessa estrada, pois a população terá sua produção garantida e assim, o seu sustento. Há grande quantidade de pessoas que precisam se deslocar para a cidade, a fim de resolver suas demandas. Estudantes também precisam dessa estrada, principalmente, no período chuvoso", enumerou.

Ainda na sessão, o vereador Carlos Sucesso solicitou a implantação de posto de saúde no povoado Assentamento 16 de Abril.

Parecer

Na ocasião, foi dado parecer conjunto favorável da Comissão Permanente de Justiça e Redação e da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, sobre contratação, por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Assista a sessão completa no vídeo abaixo