terça-feira 19 outubro 2021

Com aprovação de Projetos de Leis, Indicação e Requerimentos, Câmara Municipal Realiza 7ª Sessão Ordinária de 2021

Vereadores de Governador Newton Bello aprovam medidas em prol da população

Na sétima sessão da Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello, realizada nesta sexta-feira (10), foram discutidas, apresentadas e aprovadas medidas e projetos em benefício da população da cidade. A sessão contou com presença dos nove vereadores, empresários locais, do padre Sales de Maranhãozinho e do presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, Rony do Igarapé Grande.

Na ocasião da sessão, o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Moraes Carvalho cumprimentou a todos os colegas, parabenizando pelos 100 dias de mandato e de promoção de iniciativas importantes e de interesse da população. “Agradecemos ao apoio e empenho de todos os colegas e tudo que pudermos fazer para que a nossa população tenha uma vida melhor. Parabenizo os vereadores, o prefeito Roberto do Posto e nossa cidade, por ter parlamentares em busca de melhorias para nossa população”, destacou o lider do legislativo municipal. Confira em vídeo a seguir.

Indicação apresentada pelo vereador José Carlos da Silva Pacheco-Carlos Sucesso-Avante,  (vice-presidente da Câmara), solicita através de indicação a substituição da caixa d`água do povoado Dom Pedro, por uma outra com capacidade para 11 mil litros. “Estamos atendendo aos pedidos dos moradores, que há anos necessitam dessa substituição. A atual caixa está é muito antiga e está em estado crítico, furada, trazendo risco, pois, a qualquer momento pode quebrar e cair”, disse.  A demanda do vereador foi aprovada pela Casa Legislativa.

Discurso na Tribuna

A reforma e ampliação do prédio da escola Gonçalo Mineiro, no povoado Água Preta, foi o mote da proposta apresentada pelo vereador Jones de Moraes Silva-Dr.Jones(PL). O parlamentar justificou a necessidade de preservar a instituição de ensino e garantir melhor qualidade e conforto aos estudantes do povoado. Segundo o vereador, a escola está em situação precária na estrutura física e precisa de reforma geral. O requerimento do legislador do partido liberal foi aprovado.

Discurso na Tribuna

O vereador Rodrigo Aguiar dos Santos Silva (PSC), apresentou Projeto de Lei nº 04/2021, que estabelece as igrejas, os templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias, como atividade essencial no município. O texto destaca que, em especial nos períodos de pandemia ou calamidade pública, seja vedada a determinação de fechamento total de tais locais.

Para o vereador, é importante que as celebrações religiosas possam ocorrer presencialmente. Pelo texto, a Vigilância Sanitária realizará fiscalizações e as lideranças religiosas ficam responsáveis pela fiel aplicação prática dos protocolos determinados. O projeto irá à comissão responsável, que dará o parecer e segue para votação na Câmara.

Discurso na Tribuna

O vereador Valdemar Sudário Filho(Marfilho)-Avante, apresentou requerimento solicitando a pavimentação asfáltica de vias nos povoados Barro Branco, Dom Pedro e Aniceto. O parlamentar justificou a “extrema necessidade pela pavimentação, para que nossa gente possa ter mais qualidade, permitindo que os povoados citados tenham uma estrutura e acessibilidade a altura da nossa gente”.  Os parlamentares aprovaram por votação a solicitação.

Discurso na tribuna

A construção da estrada do povoado Centro do Geraldo motivou requerimento do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araujo(Adonias do Puba)-PL. O texto solicita que sejam construídos também bueiros e aterros. Segundo a justificativa do parlamentar, a construção vai garantir à comunidade local melhor produção e mais condição de sustento, além de melhorar a trafegabilidade para todos. O requerimento do parlamentar foi aprovado pela casa.

Discurso na Tribuna

A Vereadora Josélia Prazeres de Sena-PL, voltou a participar das sessões após se recuperar de problema de saúde, acompanhe seu discurso.

Discurso na tribuna

O legislador Aurino Pereira Ferreira(Arino da Churrascaria)-Avante, que assumiu a vaga da vereadora Rosinha da Casa de Apoio, participou da sua 2ª sessão ordinária na Câmara e mais uma vez usou a tribuna. Confira discurso.

Na sessão, os parlamentares aprovaram Projeto de Lei n 001/2021, do Poder Executivo, que trata da reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs-Fundeb). Para a aprovação, a comissão avaliou que o projeto refere à matéria de competência do município, é de interesse local, encontra amparo no artigo 30, inciso I da Constituição da República e no artigo 24, inciso I, da Lei Orgânica Municipal.

Mais momentos da Sessão

Vale ressaltar que durante a sessão, alguns empresários da cidade estiveram presentes para usar a tribuna da casa para debater sobre a temática da Pandemia da Covid-19 no município. Para conferir detalhes assista o vídeo completo da sessão clicando AQUI

O presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, Rony do Igarapé Grande, também usou a tribuna para falar sobre a parceria das cidades vizinhas. Veja o discurso clicando AQUI.

Na 7ª Sessão ordinária apenas a vereadora Eliene Fernandes faltou e justificou sua falta. Para Acompanhar o vídeo completo com mais detalhes sobre a sessão Clica AQUI.

O padra Sales, que esteve presente encerrou a 7 sessão de 2021 com uma belíssima oração.

Confira mais registros.

Ascom da Câmara Municipal de Gov.Newton Bello