domingo 26 setembro 2021

Câmara de Governador Newton Bello realiza sessão com aprovação de propostas e apresentação de Projeto de Lei

A 18ª sessão da Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello foi marcada pela aprovação de propostas e apresentação de Projeto de Lei. Estiveram presentes 08 legisladores em exceção a vereadora Eliene, O prefeito Roberto do Posto, familiares do presidente da Câmara entre eles o vereador Adisson Lima do município de Lago Verde.

O vereador  Marcelo Moraes Carvalho-Presidente,(Avante), apresentou indicação onde solicita melhoria em infraestrutura com a construção da estrada vicinal que liga o povoado Londrina ao povoado Igarapé da Lata. O documento solicita ainda a construção da ponte sobre o Igarapé Ramaia, no sentido Centro do Doutor.

Marcelo Moraes justificou que boa parte da população reside na região e necessita da estrada, que está em más condições. No período de chuvas, pontua o vereador, a dificuldade de deslocamento aumenta, causando acidentes, envolvendo, em sua maioria, motocicletas. “As crianças, idosos e estudantes são os mais prejudicados, pois precisam constantemente transitar na região. Já sobre a ponte do Igarapé Ramaia, a população, no período chuvoso, fica isolada e tem que desviar caminho pelas propriedades particulares de fazendeiros da região. Por isso, solicitamos o mais rápido possível estas obras”, frisou o vereador.

Indicação do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araújo(Adonias do Puba-PL), trata da construção de uma creche com áreas recreativa, para receber crianças de até um ano. “Varias famílias necessitam de uma creche ampla e com suporte, para que os pais possam deixar suas crianças e trabalhar com mais tranquilidade. Por isso, a necessidade de creche equipada, adequada, segura e com o conforto que toda criança merece”, enfatizou o parlamentar.

O Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria do vereador Dr.Rodrigo Aguiar(PSC), foi apresentado na sessão. O texto trata da obrigatoriedade das escolas e creches da rede municipal de ensino fornecerem alimentação diferenciada para alunos diabéticos e hipertensos. O projeto propõe uma revisão na merenda escolar do município. Pelo projeto, competirá a um nutricionista, do quadro de funcionários da prefeitura ou da empresa responsável pelo fornecimento da merenda, elaborar o cardápio. O projeto segue agora para comissão responsável e posteriormente será votado na Casa.

“São doenças que requerem constante atenção e dieta alimentar especifica. A não observância às restrições alimentares recomendadas aos diabéticos e aos hipertensos, pode causar sérios danos à saúde. Desse modo, a dieta precisa ser observada nas escolas, com o mesmo cuidado que há em suas casas, para que a manutenção da saúde e bem-estar destes não seja, de forma alguma, prejudicada”, refletiu o vereador Rodrigo Aguiar.

A reforma completa do posto de saúde do povoado Barracão de Madeira foi o tema de requerimento do vereador José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso-Avante), apresentado na sessão. Na justificativa do parlamentar, “é de extrema importância a restauração do posto de saúde, devido a situação crítica em que se encontra. São paredes com infiltrações, janelas quebradas, vasos sanitários com problemas, vazamentos na encanação. Precisa de uma melhoria para que a população possa ser melhor atendida”, frisou o vereador.

O vereador Jones de Moraes Silva(Dr.Jones-PL), solicitou em indicação, que seja instalada internet livre em todas as escolas, hospital e postos de saúde da sede e zona rural de Governador Newton Bello. “Essa ferramenta vai servir para interligar nossos professores, alunos, profissionais de saúde e clientes usuário do Sistema Único de Saúde em tempo real, com toda nossa cidade, estado, Brasil e o mundo. Com isso, vai ajudar na comunicação, aperfeiçoar o conhecimento e desenvolver melhor as atividades destes segmentos”, avaliou o parlamentar.

Na sessão, os vereadores Aurino da Churrascaria-Avante e Edna do Peixe-PL e Marfilho-Avante, trataram de assuntos importantes para a população de Governador Newton Bello. “É mais uma sessão, importante como as demais e que marca o trabalho do nosso parlamento em benefício do povo de Governador Newton Bello, que me sinto honrado em representar”, disse o vereador Marfilho.  Para a vereadora Edna do Peixe, “a oportunidade de trabalhar pelo povo da minha cidade me deixa satisfeita, sabendo que estou contribuindo para que tenhamos um futuro melhor”.  Já o vereador Aurino, frisa ” Parabéns  colegas e pontuou que “o dever do vereador é falar pelo povo e fazer ser ouvida a voz de cada newtobelense”.

O prefeito Roberto do Posto  presente na sessão e ressaltou na tribuna  a  parceria do poder executivo com o poder legislativo e em especial da construção da Nova Creche do Município, um obra oriunda de uma emenda do deputado federal Josimar Maranhãozinho.

O vereador Adisson Lima do município de Lago Verde, falou sobre a gestão exemplar do presidente da Casa, e exaltou o papel do vereador em prol da população.

Confira a seguir mais imagens e abaixo os vídeos dos vereadores e demais convidados que usaram a Tribuna na 18 ª sessão legislativa. Para assistir o vídeo completo da Sessão Clique AQUI.

Vereador Dr. Rodrigo Aguiar-PSC

Prefeito Roberto do Posto
Vereador Dr.Jones-PL

Vereador Adisson Lima (Lago Verde)