Com apresentação de projetos e Aprovação de requerimentos e indicações, Câmara Municipal realiza 12ª Sessão Ordinária de 2021

#Administração 29 DE MAIO DE 2021
Construção de escola, de quadra e praça, melhorias na iluminação estão entre as pautas da sessão da Câmara de Vereadores do município de Governador Newton Bello. Em mais uma reunião, nesta sexta-feira (28), os parlamentares debateram ações em benefício dos cidadãos e pela melhoria da infraestrutura da cidade. A sessão foi conduzida pelo vereador Marcelo Moraes, presidente da casa. A vereadora Eliene Fernandes da Silva-PL, apresentou requerimento solicitando a construção de uma escola no povoado Centro do Leôndas. O texto especifica que a unidade tenha duas salas de aula, cozinha, refeitório, banheiro e secretaria. “A escola atualmente funciona em uma casa de taipa e é urgente a necessidade da construção de uma escola adequada, para que os alunos possam ter melhor aprendizado, conforto e segurança”, pontua a vereadora, no requerimento. O empiçarramento de estrada e reconstrução da ponte no bairro José Eufrásio é o pedido do vereador Valdemar Sudário Filho(Marfilho)-Avante. Ele justifica que, com as obras, a população terá sua produção garantida e também, seu sustento, além de melhorar as condições de deslocamento e acabar com a lama em períodos de chuva. O vereador Aurino Pereira Ferreira(Aurino da Churrascaria)-Avante, solicitou iluminação do Estádio Municipal Mangueirão. O parlamentar atende a pedidos da população que precisa da melhoria, para quem está nas arquibancadas, tanto dentro ou fora do estádio. A construção de uma quadra poliesportiva com arquibancadas, banheiros e vestiário no povoado Rosilândia, consta da solicitação do vereador Raimundo Adonias Siqueira de Araújo(Adonias do Puba)-PL, “Essa obra vai possibilitar a prática de várias modalidades esportivas, adaptáveis em um só lugar, como futebol, voleibol, basquetes e tênis. É um sonho daquela comunidade para que todos possam ter um lugar seguro e confortável para a pratica de qualquer esporte”, frisou o parlamentar. O vereador Jones de Moraes Silva(Dr.Jones-PL), solicitou empenho dos colegas para aprovação de Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 2.564/22. O projeto tramita no Senado, cujo objetivo é o reconhecimento e fortalecimento da profissão de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto sugere, no âmbito da união, aprovação de piso salarial nacional digno e diminuição da carga horária de trabalho de 4h para 3 horas semanais. O PL é de autoria do senador Fabiano Contarato. Vale ressaltar que o conselheiro do Coren na região do Alto Turi, Itamar dos santos de Morais, esteve presente na sessão para destacar seu apoio a PL. Indicação do vereador José Carlos da Silva Pacheco(Carlos Sucesso)-Avante,pede a construção de uma quadra poliesportiva nos povoados 16 de Abril, Barração de Madeira e União. “Com essas obras, os jovens podem ser inseridos na prática do esporte. Incentivar o esporte é dar aos jovens a oportunidade de entretenimento, lazer e também, educação. Uma quadra poliesportiva traria incentivo e proporcionara-nos um local seguro e adequado”, disse. O Vereador Dr.Rodrigo Aguiar-PSC e a Vereadora Josélia Sena-PL, votaram a favor dos requerimentos e indicações dos demais colegas e fizeram uso da tribuna, confira o discurso dos dois parlamentares e dos demais Clicando AQUI. Durante a sessão todos os requerimentos e indicações foram aprovados pelos legisladores e ainda houve a leitura para conhecimento dos projetos de autoria do executivo municipal , o Projeto de Lei de Nº 4/221, que Dispõe sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cria a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – CMPPIR, cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Fundo Municipal da Promoção da Igualdade Racial e dá outras providências. E ainda o Projeto de Lei de Nº 3/221, que Autoriza o Poder Executivo a conceder bolsa de estudos para alunos de baixa renda matriculados e assíduos aos cursos oferecidos pelo município no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Os dois projetos seguem para votação na casa nas próximas sessões.